VOLTAR

PodMinerar debate a Convenção OIT 169 e o relacionamento com os povos indígenas

IBRAM - https://ibram.org.br/noticia/
31 de Out de 2023

PodMinerar debate a Convenção OIT 169 e o relacionamento com os povos indígenas

31/10/23

A Convenção no 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre Povos Indígenas e Tribais representa um consenso alcançado pelos constituintes tripartites (governos, organizações de trabalhadores e de empregadores) sobre o respeito às culturas e aos modos de vida dos povos indígenas e reconhece os direitos deles à terra e aos recursos naturais.
São mais de 5.000 povos indígenas, constituindo uma população de mais de 370 milhões de pessoas, que vivem em mais de 70 países em todas as regiões do mundo. No caso do Brasil, este ato formal de ratificação foi registrado em 25 de julho de 2002, seguindo a decisão do Decreto Legislativo número 143 do Congresso Nacional.
O PodMinerar desta semana é um bate-papo com o diretor de Sustentabilidade da Mineração Rio do Norte (MRN), Vladimir Senra Moreira, e com a assessora do Instituto Socioambiental (ISA), Adriana Ramos, sobre como a Convenção OIT 169 pode ser um mecanismo de consulta e discussão para estabelecer atividades econômicas em terras indígenas e melhorar o relacionamento com as comunidades.
Este episódio faz parte de uma série especial gravada durante a EXPOSIBRAM 2023 com os principais players e especialistas do setor mineral que participaram do evento.
Sobre o PodMinerar
O PodMinerar é mais um canal de comunicação do IBRAM para a promoção de um amplo debate sobre o futuro da mineração e a mineração do futuro. Os episódios são lançados toda terça-feira, às 17h, nas plataformas de áudio digital, como Spotify, Deezer, Apple Music, Amazon Music, Google Podcast e no site do IBRAM.

https://ibram.org.br/noticia/podminerar-debate-a-convencao-oit-169-e-o-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.