VOLTAR

Plano de ação contra o desmatamento na Amazônia é debatido em Santarém

G1 - http://g1.globo.com/
12 de Abr de 2017

Objetivo do Plano é estabelecer um conjunto de ações governamentais para fazer frente à perda de florestas do bioma Amazônico.

Uma oficina sobre o Plano de Prevenção, Controle e Alternativas ao Desmatamento (PPCAD), foi realizada na manhã desta quarta-feira (12), em Santarém, no oeste do Pará. A iniciativa faz parte do Programa Municípios Verdes (PMV) e contou com a participação de instituições governamentais e não-governamentais.

O objetivo do Plano é estabelecer um conjunto de ações governamentais para fazer frente à perda de florestas do bioma Amazônico. Mais do que controlar o desmatamento, o PPCAD entende que somente a consolidação de alternativas econômicas sustentáveis é capaz de manter a queda nas taxas de desmatamento e impulsionar um novo modelo produtivo.

De acordo com os dados do Ibama, a Amazônia é o maior bioma do Brasil, num território de 4,196.943 milhões de km² crescem 2.500 espécies de árvores e 30 mil espécies de plantas das 100 mil da América do Sul. A bacia amazônica é a maior bacia hidrográfica do mundo: cobre cerca de 6 milhões de km2 e tem 1.100 afluentes. Seu principal rio, o Amazonas, corta a região para desaguar no Oceano Atlântico, lançando ao mar cerca de 175 milhões de litros d'água a cada segundo.

Grandiosidade

A região amazônica é vista como a maior reserva de madeira tropical do mundo, com recursos naturais que, além da madeira, incluem enormes estoques de borracha, castanha, peixe e minérios. A região abriga também grande riqueza cultural, incluindo o conhecimento tradicional sobre os usos e a forma de explorar esses recursos naturais sem esgotá-los ou destruir o habitat natural.

Para o técnico de referência da base local do PMV, Darlison Souza, neste momento a ideia é dar continuidade aos debates que já vêm ocorrendo há algum tempo, a fim de concluir as estratégias do PPCAD e colocá-lo em prática. "Inicialmente fizemos um levantamento para o diagnóstico dos fatores de desmatamento no município. Santarém já possui todo um contexto histórico de desflorestamento, desde o ciclo da borracha até a recentemente ascensão da soja. As informações vão subsidiar a implementação do PPCAD", ressaltou.

Desmatamento

Na Amazônia, o desmatamento aumentou 29%, de acordo com a estimativa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O estado do Pará teve 3.025 km² desmatados, o que representa a maior taxa na Amazônia Legal e 41% a mais do que no último ano. O Amazonas é o estado que teve o maior aumento, com uma devastação 54% superior à registrada em 2014 e 2015, seguido pelo Acre, com 57%.

Segundo dados do Projeto de Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (Prodes), Santarém possui uma unidade territorial total de 17.898 Km² e atualmente 8.815,032 Km² de floresta. Dados do acumulado entre 1997 e 2014 apontam que ocorreram 2.986,416km² de desflorestamento, período em que começou o monitoramento pelo Prodes.

http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/plano-de-acao-contra-o-d…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.