VOLTAR

#PL191Não! A resistência dos povos indígenas continua!

Combate Racismo Ambiental - https://racismoambiental.net.br/
Autor: RAMOS, Adriana
14 de Mar de 2022

#PL191Não! A resistência dos povos indígenas continua!

Por Adriana Ramos, do ISA

14 de março de 2022

Estamos vivendo tempos de guerra também no Brasil. Enquanto o desmatamento e a violência contra os povos indígenas aumentam em todo o país, em Brasília o governo federal e seus aliados na Câmara tentam levar a cabo seu plano de destruir nossas florestas e as populações tradicionais que as protegem. A munição deste ataque é repleta de mentiras.

Enquanto a boiada avança, o Brasil resiste. Nesta semana teve muita luta e mobilização para dar o recado. Na quarta-feira, 9 de março, o Ato pela Terra reuniu diversos artistas e milhares de pessoas na Esplanada dos Ministérios num momento histórico em defesa do meio ambiente. O objetivo foi o de denunciar e dizer não ao PL 191/2020, que quer liberar garimpo em Terras Indígenas e às demais propostas do "pacote da destruição", conjunto de projetos que ameaçam nosso patrimônio ambiental e os direitos das populações tradicionais.

Para entender o impacto destrutivo do PL 191, ouça o podcast "O Assunto", de Renata Lo Prete, que entrevistou Márcio Santilli, fundador do ISA, e Alessandra Korap Munduruku, liderança de seu povo e dona de coragem inspiradora.

Assista e compartilhe com seus amigos nosso vídeo que explica os impactos do PL:

Mesmo com a mobilização histórica do lado de fora do Congresso, a Câmara dos Deputados votou e aprovou o regime de urgência para votação do Projeto de Lei 191, desprezando a voz da sociedade e atropelando a Constituição, pela qual deveria zelar. Agora, a previsão é de que a proposta seja votada em plenário em abril. Temos que aumentar a mobilização e ajudar os povos indígenas a se fazer ouvir: #foragarimpo e #PL191Não!

https://racismoambiental.net.br/2022/03/14/pl191nao-a-resistencia-dos-p…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.