VOLTAR

Petistas e verdes discutem propostas de Marina

O Globo, O País, p. 15
15 de Out de 2010

Petistas e verdes discutem propostas de Marina
Resposta sobre Código Florestal ficou pendente; PV não confirma encontro com tucanos

Sérgio Roxo

Verdes e petistas se reuniram ontem, em Brasília, para discutir propostas apresentadas por Marina Silva aos dois presidenciáveis que disputarão o segundo turno: Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB). A posição sobre a reforma do Código Florestal, ponto crucial do programa do PV, foi uma das questões que ficaram pendentes. Ainda não está decidido se haverá um encontro nos mesmos moldes com os tucanos.

De acordo com Alfredo Sirkis, presidente do PV do Rio, que esteve na reunião, o coordenador do programa de governo de Dilma, Marco Aurélio Garcia, concordou com 90% das propostas.

O objetivo da reunião, marcada após telefonema de Dilma para Marina, foi esclarecer dúvidas técnicas do texto.

- Ele (Marco Aurélio) nos falou que a nova bancada de deputados federais do PT concorda com nossa posição sobre o Código Florestal. Perguntamos se a Dilma se comprometeria a vetar o projeto, caso seja aprovado, e ele ficou de levar a questão para uma discussão interna da campanha - disse Sirkis.

PT entrega ao PV resposta sobre propostas até amanhã
Os petistas ficaram de apresentar até sábado uma resposta, por escrito, para ser levada à convenção do PV no domingo, que definirá o rumo dos verdes no segundo turno. O autor da proposta de reforma do Código Florestal é o deputado federal Aldo Rebelo, do PCdoB, que apoia Dilma. Ontem, em entrevista ao portal Terra, Marina disse que os dois candidatos têm dificuldades de lidar com o tema: - Sinto que há uma certa dificuldade, de ambos.

Em campanha, Marina chamou a proposta de "estelionato ambiental". Ontem, lembrou da relação da candidatura de Dilma com Rebelo e citou o apoio da bancada ruralista a Serra.

- Na forma que está, (a reforma do Código) é um retrocesso muito grande. É suprimido o artigo 1, que trata as florestas como algo de interesse de todos os brasileiros.

Na reunião, Marco Aurélio ficou, segundo Sirkis, de discutir na campanha de Dilma a proposta verde de suspensão de construção de usinas nucleares ainda não aprovadas no Congresso. O petista pediu para o PV detalhar o compromisso de gasto de 10% do orçamento com a Saúde.

O Globo, 15/10/2010, O País, p. 15

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.