VOLTAR

Pensamento construído como mito

O Globo, Prosa & Verso, p. 3
Autor: PERRONE-MOISÉS, Beatriz
15 de Nov de 2008

Pensamento construído como mito
Tradutora das 'Mitológicas' diz que elas criam novo diálogo do Ocidente com culturas ameríndias

Entrevista: Beatriz Perrone-Moisés

Miguel Conde

Poucos pesquisadores brasileiros tem um contato tão intimo com o texto de Claude Levi-Strauss quanto a professora da USP Beatriz Perrone-Moises.
Desde 1985, quanto traduziu "A oleira ciumenta", ela tem enfrentado o desafio de verter para o português livros deste que e considerado um dos grandes estilistas da língua francesa no século XX. Uma tareia particularmente delicada, diz ela, por que uma das lições do autor e a indissociabilidade entre forma e conteúdo. Beatriz concluiu recentemente a tradução de "Antropologia estrutural 1", que será lançada nas próximas semanas, e trabalha no quarto e ultimo volume das "Mitológicas", "O homem nu". Os livros serão editados pela Cosac Naify, que em 2004 deu inicio a publicação da primeira edição integral brasileira das "Mitológicas", o grande trabalho de Levi-Strauss sobre o pensamento ameríndio.
Tradutora dos quatro volumes (o segundo em parceria com Carlos Eugenio Marcondes de Moura), Beatriz conversou com O GLOBO sobre os livros.

O Globo, 15/11/2008, Prosa & Verso, p. 3

Íntegra da entrevista em pdf.

http://acervo.oglobo.globo.com/consulta-ao-acervo/?navegacaoPorData=200…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.