VOLTAR

Pela defesa de terras indígenas e quilombolas

PCO - http://www.pco.org.br
23 de Out de 2013

Os índios e quilombolas iniciam campanha para regularização de suas terras.

Na última semana, os índios e quilombolas de Oriximiná, no Pará, lançaram uma campanha pela identificação e regularização de suas terras e pelo cancelamento da autorização de exploração mineral na região.

Esta campanha foi lançada durante a Semana de Mobilização Nacional Indígena, que ocorreu em Belém (PA). Tem o apoio da Comissão Pró-Índio e do Iepé.

Os índios e quilombolas estão reivindicando a imediata publicação do relatório de identificação da Terra Indígena Kaxuyana/Tunayana, pela Funai (Fundação Nacional do Índio) e Terra Quilombola Alto Trombetas, pelo INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) , também pedem a agilização dos processos de regularização das terras quilombolas Jamari/Último Quilombo/Moura, Ariramba e Cachoeira Porteira pelo INCRA e Iterpa (Instituto de Terras do Pará) e ainda o cancelamento das autorizações para a Mineração Rio do Norte. Ainda na pauta de reivindicações está a realização de estudos e exploração mineral dentro das terras quilombolas, além da interrupção de qualquer atividade mineradora, nem mesmo pesquisas, antes que seja feita titulação das terras.

Para apoiar a campanha envie o seguinte texto modelo que está no endereço: http://www.cpisp.org.br/email/campanha02out13/carta.aspx

http://www.pco.org.br/nacional/pela-defesa-de-terras-indigenas-e-quilom…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.