VOLTAR

Peça Guaicuru traz história de índios condenados a lutar

Campo Grande News - www.campogrande.news.com.br
Autor: Aline dos Santos
22 de Nov de 2008

Após criar o mundo, o pássaro Carcará deu um dom para cada tribo indígena. Última a ser criada, a nação guaicuru recebeu apenas uma lança. Arma que os condenou ao destino de guerreiros. O mito da criação abre o espetáculo "Guaicuru - Histórias de Admirar", do Teatral Grupo de Risco, que será encenado neste fim de semana em Campo Grande.

Em cena, bonecos, atores e sombras contam parte da história guaicuru, representada pelos descendentes kadiwéus. "Há uma mistura de linguagens", salienta a atriz Fernanda Kunzler. Os personagens se alternam: ora são bonecos manipulados - confeccionados com madeira, espuma e cordas - ora são atores em cena.

Durante os 40 minutos de espetáculo, o público pode conferir passagens como a utilização dos cavalos para os combate, o contato com os europeus, a tomada do Forte Coimbra, a luta na Guerra do Paraguai.

"No contato com o português, os índios trazem couros e objetos para trocar. Mas ele sempre pede mais, mais, mais", conta Fernanda, ao relatar a visão do grupo sobre o choque de culturas. Da participação na guerra, os kadiwéus herdaram do governo brasileiro as terras onde vivem até hoje, na serra da Bodoquena.

Entre estudo bibliográfico e montagem, a peça levou oito meses para chegar aos palcos. Com direção de Leandro Melo e produção de Lu Bigatão, o espetáculo já recebeu diversos prêmios. Selecionada pela Fundac (Fundação Municipal de Cultura), a peça foi encenada para alunos de treze escolas da Capital.

É o resultado de um processo que começou pelo desafio de entender a trajetória histórica e de resistência da nação que primeiro chegou ao pantanal. O trabalho incluiu visitas à Biblioteca Nacional, ao Centro de Documentação Indígena da UCDB e a diversos acervos audiovisuais.

No sábado e domingo, a apresentação será às 20h, no Teatral Grupo de Risco (rua José Antônio, 2170). Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.