VOLTAR

Pataxós barram veículos de mineradora em MG

FSP, Brasil, p. A12
28 de Mai de 2008

Pataxós barram veículos de mineradora em MG

Cíntia Acayaba
Da agência Folha

Índios da etnia pataxó impedem a passagem de caminhões da mineradora MMX pela MG-232, em Carmésia (214 km de Belo Horizonte), desde anteontem. Duas carretas e uma ambulância, que presta serviços à mineradora do empresário Eike Batista, estão retidas.
Os índios protestam contra o aumento do tráfego na rodovia, que passa dentro da reserva Fazenda Guarani. Para o cacique Ronildo Pataxó, as crianças das aldeias correm risco de serem atropeladas. A MMX inicia a implantação de projeto no local que prevê uma mina de extração de minério de ferro, um minerioduto e um porto.
Os índios permitem a passagem de ambulâncias e ônibus escolares na rodovia. Segundo o cacique, as aldeias querem que a empresa doe tratores e outras máquinas para compensar o aumento de tráfego.
A MMX declarou que, em abril, um dos caciques disse à empresa que passaria a cobrar pedágio dos caminhões, o que foi confirmado pelos índios.
Os índios desistiram de cobrar o pedágio e, no último dia 29, apresentaram projeto de mecanização agrícola, que foi considerado incompatível com a política de atuação da empresa nas comunidades. Representantes da Funai devem negociar hoje a desobstrução.

FSP, 28/05/2008, Brasil, p. A12

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.