VOLTAR

Parque Estadual Serra do Mar recebe atenção especial

Repórter Diário - www.reporterdiario.com.br
Autor: Aline Bosio
07 de Nov de 2008

O Parque Estadual da Serra do Mar, unidade de conservação da Mata Atlântica localizada no Estado de São Paulo, e que abrange cidades da região como São Bernardo, tem sua preservação tida como umas das prioridades para a defesa da biodiversidade no continente americano. Pensando nisso, o Governo do Estado conta com um projeto especial para a área, assim como a Ecovias, que criou um viveiro de mudas nativas para serem utilizadas em áreas desmatadas.

O objetivo do novo espaço, segundo o coordenador de Meio Ambiente da Ecovias, Valdir Ribeiro, é compensar o meio ambiente pela retirada de vegetação necessária para obras do Sistema Anchieta-Imigrantes. "Vamos utilizar as mudas produzidas aqui tanto para o paisagismo das rodovias quanto para a recuperação de locais desmatados por nós", explica. Além disso, crianças também visitarão o espaço para que a Educação Ambiental seja fomentada.

Inicialmente, o viveiro produzirá 30 mil mudas por ano de 41 diferentes variedades de árvores, incluindo espécies como aroeiras e ipês, por exemplo. Desde 2002, quando a pista descendente da Imigrantes entrou em operação, a Ecovias já plantou cerca de 500 mil mudas de espécies nativas na Serra do Mar, fornecidas pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo."Ao todo, serão 266 hectares de recompensação ambiental, o que equivale a seis vezes mais do que toda a área degradada pela Empresa", comemora o coordenador.

Já o Estado mantém o projeto Serra do Mar, que tem a finalidade de recuperar as áreas ocupadas nas encostas do Parque, eliminado riscos para as moradias precárias, protegendo a biodiversidade e a oferta de água, além da restauração de áreas degradadas. Entre as metas do programa estão o congelamento da situação atual e evitar novas invasões, promover a recuperação ambiental das áreas que terão as habitações irregulares removidas pela CDHU até dezembro de 2010 e construção de um Centro de Educação Ambiental até fevereiro de 2010.

Desmatamento
A responsável pelas Unidades de Conservação da Fundação Florestal, órgão da Secretaria do Meio Ambiente, afirma que dos 315 mil hectares do Parque, localizado em São Paulo, 6% esteja desmatado.
De acordo com a Polícia Ambiental, as principais ocorrências causadoras da derrubada das árvores no Parque Estadual da Serra do Mar são moradias irregulares e a extração ilegal de madeira e demais produtos e subprodutos florestais. Para coibir esta prática, são feitas campanhas educativas e fiscalizações, realizadas pelo Policiamento Ambiental durante as rotinas de patrulhamento terrestre e aéreo, com o auxílio de helicópteros.

De acordo com o artigo 40 da Lei 9.605/98, a pena prevista para quem comete um crime ambiental, como causar dano, direto ou indireto à unidade de conservação ambiental, varia de um a cindo anos de reclusão.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.