VOLTAR

Parlamento europeu apela por direitos humanos de indígenas no Brasil

EBC- http://radioagencianacional.ebc.com.br
Autor: Marieta Cazarre
28 de Nov de 2016

A proteção e a segurança dos povos indígenas brasileiros foi tema de debate no Parlamento Europeu na semana passada. Os eurodeputados, além de condenarem os atos de violência contra os indígenas da etnia Guarani-Kaiowá, apelaram às autoridades brasileiras para que tomem medidas imediatas de manutenção dos direitos humanos dos indígenas no estado do Mato Grosso do Sul.

Eles pediram ainda que seja elaborado um plano de trabalho que dê prioridade à conclusão da demarcação de todos os territórios reivindicados pelos Guarani-Kaiowá, uma vez que muitos dos assassinatos de indígenas estão relacionados com a reocupação de terras ancestrais.

Os eurodeputados também manifestaram preocupação em relação à PEC 215, Proposta de Emenda Constitucional que inclui, entre as competências exclusivas do Congresso Nacional, a aprovação de demarcação das terras tradicionalmente ocupadas pelos índios e a ratificação das demarcações já homologadas.

Os parlamentares europeus afirmaram que, se for aprovada, [a PEC] irá ameaçar os direitos indígenas à terra, permitindo que interesses opostos, relacionados com a indústria madeireira, a agroindústria, a exploração mineira e o setor da energia, bloqueiem o reconhecimento dos novos territórios.

Nos últimos 14 anos foram assassinados pelo menos 400 indígenas e 14 líderes que procuravam reivindicar as suas terras ancestrais em manifestações pacíficas, segundo dados da Secretaria Especial da Saúde Indígena e do Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul.

A resolução aprovada no Parlamento Europeu cita ainda o Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição dos Povos Indígenas realizado em 2009, que mostra que a taxa de subnutrição crônica entre as crianças indígenas é de 26%, em comparação com a média de 6% registrada entre as crianças não indígenas; e mostra que a subnutrição afeta 42% dos indígenas Guarani e Kaiowá.

http://radioagencianacional.ebc.com.br/direitos-humanos/audio/2016-11/p…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.