VOLTAR

Parlamento da Russia ratifica acordo de Kioto

O Globo, Ciencia, p.39
23 de Out de 2004

Parlamento da Rússia ratifica acordo de Kioto
Tratado sobre o clima finalmente poderá entrar em vigor
MOSCOU. A câmara baixa do Parlamento da Rússia, a Duma, ratificou ontem a adesão do país ao Protocolo de Kioto, o acordo global para combater as mudanças climáticas. Embora a ratificação ainda tenha que passar pela câmera alta e pela sanção do presidente Vladimir Putin, esses passos agora são considerados quase que uma formalidade burocrática porque o Kremlin já manifestou seu apoio à adesão.
Com a entrada da Rússia, o Protocolo de Kioto finalmente poderá entrar em vigor. Kioto passou pela Duma com 334 votos contra 73. E deverá passar com facilidade ainda maior pela câmera alta, totalmente controlada pelo governo.
A Rússia é um dos grandes poluidores do mundo e sua adesão é essencial para que o protocolo possa entrar em vigor. Para Kioto ser implementado, ele precisaria ser ratificado por países que respondessem, juntos, por 55% das emissões mundiais de gases-estufa. A Rússia sozinha responde por 17% dessas emissões. O protocolo já havia sido ratificado por 122 países, mas estes representavam apenas 44% das emissões mundiais. Agora, o percentual necessário será alcançado.
O maior obstáculo às chances de êxito de Kioto é a recusa dos EUA, os maiores poluidores do mundo, de aderir ao protocolo, segundo o qual os países industrializados devem se comprometer a cortar suas emissões combinadas em 5% abaixo dos níveis de 1990. Washington ontem reiterou que não ratificará Kioto.

O Globo, 23/10/2004, p. 39

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.