VOLTAR

Parlamentares europeus visitam MS para conhecer situação indígena

G1- http://g1.globo.com
07 de Dez de 2016

Um grupo de parlamentares europeus e do Congresso brasileiro visitou Mato Grosso do Sul para conhecer a situação indígena do estado. Além de identificar possíveis violações de direitos humanos, os políticos devem apresentar propostas para diminuir conflitos, mortes e suicídios nas aldeias.

A comissão esteve no Ministério Público Federal (MPF) e na Assembleia Legislativa, em Campo Grande nesta quarta-feira (7). Nesta noite, embarca para Brasília e, na quinta-feira (8), se reúne com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH).

A comitiva visitou aldeias em Caarapó, região de conflito agrário no sul do estado, na terça-feira (6). Os indígenas não permitiram a presença da imprensa dentro das comunidades. Fotos tiradas por assessores mostram os visitantes nas aldeias

Os europeus vieram ao Brasil para apurar denúncias de violência contra indígenas. Em novembro, o assunto foi discutido no parlamento europeu e os deputados aprovaram uma resolução que impõe restrições econômicas aos países que violam direitos humanos.

A comissão representa aproximadamente 700 parlamentares de 28 países europeus. Durante a visita, eles disseram que viram nas aldeias situações que configuram desrespeito aos direitos dos índios. Os indígenas relataram situação de violência e impunidade.

Pelo menos 75 mil índios de várias etnias vivem em no estado. A demarcação de terras é a maior reivindicação e isso tem causado conflitos com produtores rurais. Segundo o relatório do Conselho Missionário Indigenista (Cimi), de 2003 até 2015, 426 índios morreram no estado. No mesmo período, foram 752 suicídios.

http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2016/12/parlamentares-eu…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.