VOLTAR

Parana faz polinizacao em araucaria

FSP, Ciencia, p.A14
19 de Abr de 2005

Paraná faz polinização em araucária
Pesquisadores da UFPR (Universidade Federal do Paraná) anunciam hoje os resultados da primeira experiência bem-sucedida de polinização artificial da araucária.
A finalidade da pesquisa é aumentar a diversidade genética da planta, que cobria 52% do Paraná no início do século 20 e, hoje, está reduzida a 0,8%. A alta fragmentação das matas de araucária impede que o pólen seja disseminado pelo vento, reduzindo a variabilidade genética. "A técnica dá a chance de escolher os melhores indivíduos e cruzá-los entre si, como acontece na inseminação artificial de vacas e cavalos", afirma o engenheiro agrônomo Flávio Zanette, coordenador da pesquisa. (Colaboração para a agência Folha, em Curitiba)

FSP, 19/04/2004, p. A14

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.