VOLTAR

Pantanal é candidato na eleição das "7 maravilhas naturais"

ICMBio - www.icmbio.gov.br
16 de Set de 2008

O Parque Nacional (Parna) do Pantanal Matogrossense é um dos candidatos brasileiros ao concurso das 7 Novas Maravilhas da Natureza, articulado pela New7Wonders Foundation, a mesma instituição que organizou o concurso em que o Rio de Janeiro foi eleito uma das sete novas maravilhas do mundo. Ele concorre com mais de 200 outros sítios naturais de rara beleza no mundo que foram indicados naturalmente, como os Alpes Suiços, o Mar do Caribe, o Monte Fuji, no Japão, e o Grand Canyon, nos EUA.

O chefe do parque, José Augusto Ferraz de Lima, conseguiu esta semana o apoio de várias instituições, como a TV Centro-América (que retransmite a TV Globo no estado), a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e a Universidade Federal do Mato Grosso. A TV Centro-América comprometeu-se, inclusive, a iniciar no dia 28 a campanha para que as pessoas votem no parque. O endereço é http://www.new7wonders.com/nature/en/index/.

Ferraz disse que solicitou também à direção do Instituto Chico Mendes, que administra as unidades de conservação federais e a quem a direção do parque está subordinada, que viabilize o reconhecimento oficial do Governo Brasileiro à participação do Parna Pantanal no concurso. Só a partir daí poderão ser criados os comitês de apoio (Official Supporting Committee).

A campanha para escolher as Novas Sete Maravilhas da Natureza é um concurso baseado em votos pela internet, promovido pela Fundação New7Wonders. A Fundação foi criada na Suíça em 2001, por Bernard Weber, para contribuir para a proteção dos Patrimônios da Humanidade (monumentos construídos pelo homem e patrimônios da natureza). Faz parte da organização New Open World Corporation (NOWC), idealizadora do concurso "New7Wonders", para os monumentos construídos pelo homem.

ETAPAS - O concurso das 7 Novas Maravilhas da Natureza é dividido em três estágios - qualificação nacional, seleção e estágio final. No primeiro estágio, o candidato tem que ser eleito dentro de seu país. Apenas o mais votado de cada país, até 31 de dezembro de 2008, será autorizado a prosseguir na votação a partir de janeiro de 2009. O Brasil tem vários monumentos concorrendo, inclusive a Amazônia.

No segundo estádio, da seleção (Nomination stage, voting for nominees), os especialistas do concurso (New7Wonders of Nature Panel of Experts) revisarão a lista dos 77 mais votados até 31 dezembro de 2008 (top 77) e escolherão os 21 finalistas para continuar na votação até 7 de julho de 2009.

No estágio final, os 21 finalistas selecionados para as 7 Novas Maravilhas da Natureza (21 New7Wonders of Nature Finalists) serão submetidos ao voto popular até 2010. Durante este tempo, uma comissão da organização do concurso (the New7Wonders World Tour) visitará cada um dos finalistas para permitir que eles se apresentem por si próprios na votação global. A declaração das Sete Novas Maravilhas da Natureza será em 2010.

RECONHECIMENTO - O Parque Nacional do Pantanal Matogrossense já é reconhecido pela Unesco como Patrimônio Natural Mundial - Patrimônio da Humanidade desde 2000. A sua eleição de Maravilha da Natureza trará benéficos para toda a região do Pantanal, Brasil (MT e MS), Bolívia e Paraguai. O Bioma Pantanal representado pelo Parque Nacional do Pantanal, o sítio escolhido, será o grande beneficiado, devido aos incentivos que, conseqüentemente, surgirão para a manutenção da beleza reconhecida e o maior desenvolvimento do turismo na região.

Para que o Pantanal passe para a segunda fase e tenha a visibilidade almejada, será necessário que a população tenha conhecimento da sua nomeação natural e orientações sobre a votação. Isto só será possível se for constituído um comitê que esteja motivado para que o Pantanal seja eleito uma das Sete Maravilhas da Natureza.

O comitê tem que estar totalmente comprometido com a campanha e conseguir patrocínios para garantia de recursos. A participação da população será imensamente facilitada se o comitê puder contar com o apoio da mídia, com o seu envolvimento na campanha.

Para fazer a campanha ganhar corpo, uma estratégia de promoção seria estabelecer e divulgar um escritório para atendimento ao público em local de fácil acesso e bem freqüentado. Outra estratégia seria instalar, no mesmo local, um posto de votação orientada por monitores voluntários.

Esforços para votação por telefone, só ocorrerá se o Pantanal passar para fase final, a partir de 2009. No caso do Cristo Redentor, houve uma campanha intensa, patrocinada pela TV Globo e Banco Bradesco. No Rio de Janeiro haviam postos de votação, a exemplo do Largo da Carioca, onde o povo fazia filas imensas para votar. Virou mania na época.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.