VOLTAR

Os Munduruku ocupam sede da Funasa em Itaituba, no Pará

Cimi
29 de Jan de 2008

Cerca de 60 Munduruku ocupam desde ontem a sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em Itaituba, sul do Pará. Eles protestam contra a demissão do ex-coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (DESI) Tapajós, Raimundo Osivaldo.

Sem consultar os povos da região, a Funasa demitiu Osivaldo no dia 24 de janeiro. José Kirixi Munduruku, vice-prefeito de Jacareacanga, e uma das lideranças da ocupação, disse que antes da demissão, eles enviaram cartas à Funasa em Belém e ao Ministério Público Federal afirmando que preferiam Osivaldo no cargo.

"O conselho distrital de saúde foi desrespeitado", completou Carlos Akai Munduruku. As lideranças informaram que permanecerão na sede da Funasa até que tenham uma resposta da Fuansa de Brasília sobre a recondução de Osivaldo ao cargo.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.