VOLTAR

Os 10 desafios de Serra: Diminuir a degradação ambiental

Veja SP, p. 22
30 de Dez de 2006

Os 10 desafios de Serra

Por Rodrigo Brancatelli e Sandra Soares
Otavio Dias de Oliveira

Diminuir a degradação ambiental

O problema - Apesar de o país possuir 13,7% de toda a água doce do planeta, apenas 1,6% desse total está dentro do estado. O abastecimento encontra-se no limite. Para atender os 17 milhões de habitantes da Grande São Paulo, por exemplo, são necessários 69.000 litros de água por segundo. A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) só consegue produzir 60.000 litros por segundo. A situação pode piorar. Nos próximos cinqüenta anos, alguns reservatórios como Billings e Guarapiranga correm o risco de ter mais da metade de sua capacidade de armazenamento comprometida por causa da ocupação irregular de terras. Cerca de 2 milhões de pessoas vivem em áreas de mananciais na Grande São Paulo, aumentando a quantidade dos poluentes despejados na água, o que diminui a profundidade do leito e favorece a proliferação de microrganismos. As próprias nascentes têm sido afetadas. "O abastecimento não está garantido nem para 2007", diz Mario Mantovani, diretor da Fundação SOS Mata Atlântica.

O que Serra pretende fazer
Para que não falte água em São Paulo, ele pretende reforçar o trabalho da Secretaria do Meio Ambiente e trabalhar com profissionais experientes na questão hídrica em seu secretariado. Na Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, assume Dilma Seli Pena, mestre em administração pública pela Fundação Getulio Vargas. Ela foi diretora de saneamento do Ministério do Planejamento durante a gestão do próprio Serra e uma das responsáveis pela criação da Agência Nacional de Águas. A Sabesp será comandada pelo economista Gesner Oliveira, ex-presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). "Nós vamos dinamizar bastante a Sabesp, fixando metas claras a ser atingidas", diz Serra. "Se não houver investimentos, poderá faltar água daqui a três ou quatro anos, mas não vamos permitir que isso aconteça."

Veja SP, 30/12/2006, p. 22

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.