VOLTAR

Operação Jalapão embarga mais de oito mil hectares de desmatamento ilegal do cerrado no Tocantins

Ibama - www.ibama.gov.br
Autor: Christian Dietrich
23 de Mar de 2009

Realizada pela fiscalização do Ibama no Tocantins com apoio da Polícia Militar Ambiental, a operação Jalapão embargou 8119 hectares de áreas de cerrado desmatadas ilegalmente nos municípios de Mateiros, Rio da Conceição e Ponte Alta do Tocantins, e na Estação Ecológica da Serra Geral, na divisa do Tocantins com os estados de Piauí e Bahia.

Segundo o chefe da fiscalização no Tocantins, Lenine Barros Cruz, "a vegetação destruída é de cerrado típico e rupestre, é muito difícil identificar os desmatamentos através das imagens de satélite devido a tipologia florestal da região, que é constituída de um mosaico caracterizado por três tipos distintos, o campo limpo, o campo sujo e o cerrado rupestre, além das veredas. A vistoria em campo é essencial para fundamentar as autuações."

As multas aplicadas durante a operação Jalapão, que encerrou na última quarta-feira (18), somaram R$ 10, 8 milhões. O principal objetivo foi o combate ao desmatamento ilegal e à instalação e funcionamento de empreendimentos agrícolas sem Licenciamento Ambiental, além da extração e coleta de Capim Dourado por pessoas não autorizadas pelo órgão estadual de meio ambiente.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.