VOLTAR

Operação Guardiões Goianos II no Maranhão

Ibama - www.ibama.gov.br
Autor: Mirza Nóbrega
28 de Ago de 2009

O Ibama/GO participa há quase um mês da Operação Guardiões Goianos II/ Atarawaca/Arco de Fogo no oeste do estado do Maranhão. Esta é uma ação conjunta do Ibama, Polícia Federal - PF, Força Nacional de Segurança, Polícia Rodoviária Federal - PRF e Funai no combate ao desmatamento criminoso e à exploração ilegal de madeira na região, onde o avanço dos crimes ambientais ameaça populações indígenas e a integridade de unidades de conservação.

Esta operação dedicou especial atenção à Reserva Biológica do Gurupi, criada em 1988, por ser uma das áreas ameaçadas pela exploração ilegal na região. A unidade possui 300 mil hectares e é o último remanescente de Floresta Amazônica no Estado do Maranhão. Além desta reserva, houve também atenção maior voltada para as Terras Indígenas do Alto Turiaçu, Awa-Guajá, Caru e Araribóia, onde o crime ambiental ameaça os povos indígenas.

A equipe dos Guardiões Goianos II realizou até o momento diversas autuações, inclusive, montando barreiras nas rodovias da região fiscalizada, resultando em multas, apreensões e embargos. Em Governador Nunes Freire/MA, os fiscais embargaram nove empresas madeireiras, onde encontraram irregularidades, efetuando apreensão de parte dos maquinários. Dentro da terra indígena Alto Turiaçu, município de Zé Doca, fecharam serrarias, apreenderam máquinas, efetuaram prisões, localizando até uma serraria portátil ilegal dentro da mata.

Em Vitória do Mearim, autuaram por pesca ilegal, apreendendo 970 kg de pescado da espécie Croaçú, que foram doados para entidades assistenciais locais.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.