VOLTAR

ONGs se dividem sobre motivo de redução

OESP, Vida, p. A14
13 de Nov de 2009

ONGs se dividem sobre motivo de redução

Há diferentes visões sobre o que provocou a queda na destruição da Amazônia. Na opinião de Adalberto Veríssimo, do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), a redução foi uma resposta a, principalmente, três medidas do governo: restrição de crédito para quem cometeu irregularidades ambientais, embargo de propriedades com desmatamento ilegal e responsabilização dos municípios, com a instauração da lista dos que mais desmatam. "Todos os municípios tiveram queda significativa, exceto Novo Progresso (PA)."

Já para Roberto Smeraldi, diretor da Amigos da Terra - Amazônia Brasileira, a principal causa foi a crise. "Nenhum fazendeiro aumentou a produção. Dezesseis frigoríficos fecharam ou suspenderam as atividades. O desmatamento veio de especulação ou de assentamentos." Apesar de o dado ser bom, diz, "não pode ser visto como tendência".

Claudio Maretti, da ONG WWF, afirma que é preciso manter as ações na Amazônia e olhar também para o restante do País - especialmente para o Cerrado. E Marcio Astrini, do Greenpeace, diz que "reduzir o desmatamento é sempre bom, mas brigamos para zerar".

OESP, 13/11/2009, Vida, p. A14

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.