VOLTAR

ONGs protestam contra discurso

OESP, Nacional, p.A5
25 de Nov de 2006

ONGs protestam contra discurso
Entidades repudiam declaração de Lula de que índios são 'entrave'

Guilherme Scarance

O Instituto Socioambiental (ISA), associação sem fins lucrativos fundada há 12 anos, divulgou ontem uma nota de repúdio a declarações do presidente Lula feitas na terça-feira, em Mato Grosso, de que ambientalistas, índios, quilombolas e o Ministério Público são 'entraves' para retomar o crescimento. 'A declaração causa-nos profunda indignação', diz a nota, endossada por 51 entidades, entre ONGs, órgãos ligados à Igreja Católica e à questão ambiental.

'Informações do próprio governo atestam que a morosidade na tramitação de alguns projetos de infra-estrutura se deve à sua má qualidade ambiental, ao não-cumprimento de prazos por parte dos empreendedores e à insuficiência de quadros e de recursos nos órgãos públicos responsáveis pelo licenciamento', afirma. 'Destravar o desenvolvimento não deveria significar a supressão de direitos ou de garantias legais e sim a superação de fragilidades técnicas dos empreendedores e do governo.'

Segundo o ISA, 'ao atacar minorias', Lula recorre a um argumento inconsistente e 'comete inominável injustiça'. E finaliza: 'A todos interessa o desenvolvimento, que não é apenas econômico, lição aprendida desde os tempos da ditadura.'

ENTRAVES

Lula fez o comentário na inauguração da primeira usina de biodiesel acrescido de álcool no País, em Barra do Bugres (MT). Após o governador Blairo Maggi atacar a demora das licenças ambientais, Lula prometeu crescimento. 'Estou me dedicando, em novembro e dezembro, a ver se eu pego todos os entraves que eu tenho com o meio ambiente, todos os entraves com o Ministério Público, todos os entraves com a questão dos quilombolas, com a questão dos índios brasileiros, todos os entraves no Tribunal de Contas', disse.

OESP, 25/11/2006, Nacional, p.A5

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.