VOLTAR

ONGs elegem os amigos e inimigos da Amazônia

O Globo, O País, p. 4
06 de Jun de 2009

ONGs elegem os amigos e inimigos da Amazônia
Senadora Marina Silva está na 1ª lista; Kátia Abreu encabeça a 2ª

Adriana Vasconcelos

O Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (FBOMS) lançou ontem a primeira edição do Prêmio Parlamentares Amigos e Inimigos da Amazônia 2009. A comissão organizadora - formada por Amigos da Terra, Amazônia Brasileira, Greenpeace, Instituto Socioambiental, Imazon, FBOMS e Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) - enumerou mais inimigos (nove) do que amigos (sete).
Dos sete amigos, três são da Amazônia: a senadora Marina Silva (PT-AC), o senador José Nery (PSOL-PA) e o deputado Sarney Filho (PV-MA). Os outros quatro foram classificados como "espécie exótica": os senadores Aloizio Mercadante (PT-SP), Cristovam Buarque (PDT-DF) e Renato Casagrande (PSB-ES) e o deputado Paulo Teixeira (PT-SP).
Os nove inimigos foram divididos em duas categorias: uma para os representantes da região e os de outros estados. A primeira é encabeçada pela senadora Kátia Abreu (DEM-TO), presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), chamada em protesto do Greenpeace de "Miss Desmatamento". A senadora foi incluída na lista por ter sido contra a aprovação do Código Florestal e por ser autora do decreto legislativo que tenta sustar a validade das medidas administrativas de combate ao desmatamento na Amazônia, além de ter sido a relatora da medida provisória 458.
"Engraçado não ter ninguém da região", critica Jucá
Nessa lista de inimigos foram incluídos ainda os senadores Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), Romero Jucá (PTB-RR) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e o deputado Homero Pereira (PR-MT). Na categoria "espécie exótica" aparecem os deputado José Nobre Guimarães (PT-CE), Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e Valdir Colatto (PMDB-SC).
- Engraçado que entre os organizadores deste prêmio não vemos ninguém realmente da região. O Greenpeace, por exemplo, fica na Inglaterra. Esse pessoal, para falar em nome da região, primeiro precisa ser votado pelo povo de lá. Como democrata, recebo qualquer crítica, embora a considere equivocada. A regularização fundiária aprovada pela MP 458 vai proteger a Amazônia, e não incentivar seu desmatamento - reagiu irritado Jucá, líder do governo no Senado.

O Globo, 06/06/2009, O País, p. 4

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.