VOLTAR

ONG suspende atendimento de saude a 32 mil indios em Roraima

FSP, Brasil, p.A14
06 de Ago de 2005

Funasa atrasou repasses, diz entidade
ONG suspende atendimento de saúde a 32 mil índios em Roraima
DA AGÊNCIA FOLHA
O atendimento de saúde a cerca de 32 mil índios em Roraima está paralisado desde ontem. O CIR (Conselho Indígena de Roraima), ONG que faz o trabalho nas aldeias, enviou um ofício à Funasa (Fundação Nacional da Saúde) no qual atribui a decisão a atraso no envio de repasses à entidade, segundo a assessoria da ONG.
No documento, o coordenador do CIR em Roraima, Marinaldo Justino Trajano, diz que o motivo é a não-confirmação de repasses determinados por convênio firmado em junho entre o CIR e a Funasa, prejudicando a continuidade da assistência médica prestada a cerca de 250 aldeias.
De acordo com Trajano, a Funasa se comprometeu a repassar R$ 8.966.495,96 para mais 12 meses de vigência do contrato.
O CIR diz que a parceria com o governo mantém 218 postos de saúde e 74 laboratórios, onde atuam 420 agentes indígenas de saúde, além de agentes de endemias e saneamento e parteiras.
Outro lado
A assessoria da Funasa em Brasília disse que a liberação dos recursos está dentro do cronograma para análise, aprovação de prestação de contas e pagamento.
Ainda segundo o órgão, o CIR recebeu na tarde de ontem R$ 3.187.399,55 para manter o andamento das atividades sem interrupção. A assessoria negou que tenha havido ou que haverá descontinuidade na prestação dos serviços.
A reportagem não conseguiu contato com o CIR no início da noite para confirmar se a ONG havia sido comunicada sobre o repasse. (JOSÉ EDUARDO RONDON)

FSP, 06/08/2005, p. A14

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.