VOLTAR

OMC dá parecer favorável a Brasil no caso de pneus

O Globo, Economia, p. 30
04 de Dez de 2007

OMC dá parecer favorável a Brasil no caso de pneus
Proibição de importar produtos reformados da UE é mantida

Eliane Oliveira

O Órgão de Apelação da Organização Mundial do Comércio (OMC) decidiu ontem manter a proibição de importar pneus reformados, dando uma vitória aos brasileiros na disputa com a União Européia (UE). Por outro lado, os árbitros que analisaram o recurso apresentado pelos europeus em setembro determinaram que o Brasil informe, em 60 dias, como e quanto tempo o país levará para resolver duas questões que, na visão da OMC, dão caráter discriminatório às relações comerciais brasileiras. A primeira são as importações de pneus usados do Mercosul. A outra, as liminares judiciais, que permitem a compra desses produtos de outros países, incluindo europeus.

- O Brasil recebeu com satisfação o relatório do Órgão de Apelação - disse o subsecretário-geral para Assuntos Econômicos e Tecnológicos do Itamaraty, Roberto Azevêdo.

Para se ter uma idéia da força das liminares, enquanto em 2005 foram importados do Mercosul 164 mil pneus reformados, a Justiça permitiu o ingresso de 10,5 milhões de unidades, grande parte da UE.

Preocupado com o crescimento das importações, o governo, via Advocacia-Geral da União (AGU), entrou no Supremo Tribunal Federal (STF), em setembro de 2006, com uma ação de argüição por descumprimento de preceito fundamental.

- O governo espera um posicionamento em breve do STF - disse Azevêdo, destacando que não é intenção do Executivo pressionar o Judiciário.

Se o STF julgar legítimas as liminares, o governo terá de elaborar uma lei que proíba a importação de pneus usados. Quanto ao Mercosul, Azevêdo disse que o Brasil discutirá alternativas com seus sócios.

O Globo, 04/12/2007, Economia, p. 30

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.