VOLTAR

Oficina vai discutir turismo em terras indígenas de Roraima

G1 https://g1.globo.com/
22 de Mai de 2018

O turismo em terras indígenas será assunto de debate na Oficina Estadual de Políticas Indígenas, promovida pela Secretaria Estadual do Índio (Sei) nesta quarta (23) e quinta-feira (24), em Boa Vista.

O evento será realizado no Auditório Alexandre Borges da Universidade Federal de Roraima (UFRR), e no dia 25 na sede da secretaria.

De acordo com Dilson Igarikó, titular da pasta, o objetivo é facilitar o entendimento das lideranças de comunidades indígenas sobre o direito e usufruto das terras, para que possam explorar o etnoturismo e o turismo ecológico.

"Vamos tratar das questões de associativismo e cooperativismo voltados para empreendedorismo. E mais ainda, vamos discutir normativa da Funai com relação à atividade de turismo nas terras indígenas", destacou.

O evento pretende definir os tipos de turismo que as comunidades podem desenvolver. Os palestrantes vão apresentar os tipos de turismo para que os povos indígenas possam avaliar qual modalidade se adequa melhor em suas comunidades.

"Tudo isso pensando na melhoria da economia e nas potencialidades de cada região. Assim fica mais fácil para o poder público elaborar projetos para que possamos desenvolver", pontuou Ingarikó.

Os dois primeiros dias de palestras serão na UFRR e o terceiro e último dia será de oficina para a elaboração das propostas, na sede Secretaria. As atividades iniciam às 8h com parada para almoço, retornando às 14h seguindo até às 17h30.

A oficina vai discutir também o fortalecimento de produção agropecuária no sentido de oferecer serviços para as próprias comunidades indígenas e para os turistas.

Serão tratados os temas: alimentação de qualidade, melhoramento do transporte, infraestrutura para a comunidade e serviços para os turistas.

https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/oficina-vai-discutir-turismo-em…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.