VOLTAR

Obra com temática indígena tem estreia mundial no Festival Amazonas de Ópera de 2014

Portal Amazônia - http://www.portalamazonia.com
01 de Abr de 2014

História de um guerreiro indígena é contada na ópera Onheama, que tem participação do Balé Folclórico do Amazonas

MANAUS - A edição de número 18 do Festival Amazonas de Ópera (FAO), que vai de 19 de abril a 4 de junho, levará ao palcos do Teatro Amazonas a estreia mundial da ópera Onheama. A peça conta a história de um jovem guerreiro indígena e terá a participação do Balé Folclórico do Amazonas.

Onheama é destinada ao público infanto-juvenil e toma como base o poema 'A Infância de um Guerreiro', do amazonense Max Carphentier. É a história épica de um guerreiro indígena, com todas as suas tradições, lendas e origens amazônicas. A obra foi encomendada para o festival junto ao compositor, regente e diretor da Sala Cecília Meireles (RJ), João Guilherme Ripper.

A atuação do Corpo Artístico Balé Folclórico do Amazonas na ópera Onheama tem coreografia assinada pelo bailarino e coreógrafo André Duarte.

Para o assistente de direção do Balé Folclórico do Amazonas, Adam Souza, a apresentação vai contribuir para a formação dos bailarinos. "As temáticas regionais que viram óperas enriquecem o aprendizado dos bailarinos. Eles conhecem mais a nossa história e cultura: as lendas e os mitos amazônicos". Adam contou que esta não é a primeira vez que a turma leva ao palco apresentações inspiradas em temáticas regionais. "Em edições anteriores do Festival de Ópera fizemos o trabalho de corpo das obras a 'Lenda do Guaraná' e 'Floresta do Amazonas'".

Agenda

Onheama tem estreia no dia 25 de maio, às 19h, no Teatro Amazonas. Outra apresentação está agendada para dia 1 de junho, ao redor do Teatro Amazonas, no Largo São Sebastião.

O FAO de 2014 terá 39 concertos e recitais, oficinas e mesas-redondas, que tornam o evento o maior do gênero no Brasil.

http://www.portalamazonia.com/noticias/arte/20140402/obra-com-tematica-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.