VOLTAR

O Rap como instrumento de luta dos povos indígenas

Coletivo MTV - http://mtv.uol.com.br/coletivo/
19 de Abr de 2010

No dia 19 de abril, comemora-se o dia do Índio. Nesta data ocorrem eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos pesquisam sobre sua cultura, nos museus são realizadas exposições e os minicípios organizam suas festas comemorativas.

Devemos lembrar que os povos indígenas já habitavam nosso país quando os portugueses chegaram por aqui em 1500. Desde esta data, o que vimos foi um imenso desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda acontece, pois com a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas perdem suas terras.

Brô MC´s

Recebemos na redação o CD do grupo Brô MC´s, fruto de uma oficina de Rap realizada em 2009 na Aldeia Indígena Jaguapirú Bororó, localizada em Dourados-MS. Os jovens utilizam o Rap como instrumento para retratar a realidade e divulgar sua cultura para o mundo.

A gravação do CD Demo do grupo Brô MCs é um projeto experimental que visa dar voz aos anseios e luta dos povos indígenas Guaraní Kaiowá, bem como de todas as etnias indígenas do Brasil.

OUÇA O BRÔ MC's - http://soundcloud.com/coletivo/br-o-mcs-eju-orendive

http://mtv.uol.com.br/coletivo/blog/rap-como-instrumento-de-luta-dos-po…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.