VOLTAR

O nosso caminho é de sobrevivência para todo o planeta

Ninja- https://ninja.oximity.com
Autor: Liam J Shaughnessy
21 de Jun de 2014

A cidade não faz a pessoa saudável ou feliz. Isso é um engano e, quando eu sonho vejo que o planeta está doente.

Com a atenção do Mundo voltada ao Brasil para o "jogo bonito" é fácil de esquecer que para muitos brasileiros a Copa do Mundo não passa de uma fachada cara. Um desses brasileiros é Davi Kopenawa. Um reverenciado xamã entre os Yanomami, na Amazônia, e respeitado advogado dos direitos indígenas pelo mundo afora, Davi Kopenawa - "o Dalai Lama da Floresta" - é um homem que vive equilibrando-se entre dois mundo bastante diferentes.

Nos momentos finais de preparação para a Copa do Mundo, Davi pegou a estrada para falar sobre ameaças cada vez mais viscerais à contra Amazônia pela disputa dos seus recursos - petróleo, minerais, terra, hidroeletricidade.

Com a ajuda da Survival International, eu falei com ele pelo Skype na sua primeira parada, em São Francisco, para falar de futebol, xamanismo e sobre o espírito da história.

Meu caminho pertence à floresta

"Eu nunca fui apaixonado por futebol", Davi me diz parecendo relaxado. "É um jogo, um jogo inventado para esquecer dos problemas - problemas na sua cabeça, problemas com pessoas brigando, criando dívidas, se preocupando com dinheiro e todos os problemas que as cidades têm"

"Futebol ajuda as pessoas a esquecer isso, nesse sentido é uma coisa bonita. Mas eu nunca vou gostar disso porque meu caminho pertence à floresta"

"Os brasileiros sonham em ganhar, e isso é o que o governo brasileiro quer mostrar ao mundo - não as outras coisas.

Que outras coisas

"O que está acontecendo na Amazônia, por exemplo, as pessoas não vêem por que é distante, mas existem muitos problemas na nossa terra, nas e nossas comunidades. Há garimpeiros, pecuaristas, caçadores - todos os tipos de pessoas que invadem a nossa terra, causando danos e comendo os animais e a floresta.

"E há a atividade mineradora em larga escala. As notícias que chegam são de uma corrida da caçada da mineração em larga escala.

Se queremos todos vivermos bem, nós precisamos falar uns com os outros

E, de fato, as ambições do governo brasileiro de para abrir vastas áreas da Amazônia antiga para mineração e para a construção de hidroelétricas representam uma enorme ameaça para a floresta e seus povos.

Brazil, assim como o mundo todo, encara o desafio de equilibrar a entrega de melhorias para as populações urbanas em expansão com a dura realidade da mudança climática e da degradação ambiental. Mas, um outro caminho é possível? Há algo que podemos aprender com os conhecimentos indígenas de Davi e dos Yanomami ?

"Acho que as pessoas da cidade poderia aprender com nossos costumes e nossa maneira de olhar a Terra. Mas existe uma falta de diálogo. Os líderes das cidades e os líderes das florestas precisam se unir e entender uns aos outros melhor, para que possamos mostrar ao povo da cidade nosso caminho, porque nosso caminho é de sobrevivência para o planeta inteiro.

É preciso ter diálogo sobre natureza e espírito da Terra. O ocidente fala sobre progresso, mas um progresso baseado na destruição, em impulsionar os ricos - causando brigas e guerras. Se todos queremos viver bem, precisamos falar uns com os outros.

"Os antigos governos já se foram agora e foram esquecidos, e temos novos políticos, então é um novo caminho que precisamos tomar pegar. Nós, os guardiões da floresta, precisamos falar com as pessoas brancas e eles precisam nos consultar e conversar conosco."

Quando sonho, vejo que o planeta está doente

"Para muitos a parte mais importante da história humana é o progresso tecnológico e econômico. Com uma população crescente, que alternativas são possíveis para o desenvolvimento e o uso dos recursos naturais.

"O mundo não-indígena pensa diferente das pessoas indígenas, particularmente as pessoas da cidade. Eles falam que é melhor ter desenvolvimento, construir casas mais altas, ter mais e mais habitantes."

"Eles querem que os outros vejam o que estão criando e olhem com admiração. Mas o qual é o propósito de construir mais e mais prédios altos quando não se preocupam com a terra?"

"As pessoas da cidade usam a terra, as pedras, a areia, o petróleo, gás, a tecnologia para construir suas cidades. Eles apenas continuam destruindo, tudo porque isso os mantém ricos. Mas a cidade não faz as pessoas saudáveis ou felizes. É uma decepção, e quando sonho vejo que o planeta está doente."

Nós precisamos cuidar da Terra

"Nós precisamos cuidar da terra, esse é o objetivo dos povos indígenas. Viver em paz e viver bem - e isso não está baseado em tirar os ricos da terra.

"Não é necessário tirar tudo da terra, deixe-nos trabalhar por saúde e felicidade ao invés. Se os Yanomani não estivessem trabalhando pela floresta e suas riquezas, a cidade já teria acabado com tudo há um bom tempo"

A nova geração de políticos está ouvindo sua mensagem?

"Os grandes políticos estão aliados, por todas regiões, em cada terra - todos os governos estão juntos por todo o mundo. Não é só no Brasil, mas também Estados Unidos, Europa, todos os lugares"

"E dessa aliança vem a exploração, eles apenas querem explorar. Realmente tudo em que estão interessados é mercadoria. Eles querem apenas extrair os recursos naturais da terra."

"Para eles, nós somos pessoas bem pequenas, sem importância"

Então onde está o problema? É apenas uma simples questão de imperativos econômicos ou há um ponto mais profundo ?

Para povos indígenas, parece que as autoridades em todos os países se perderam no caminho. Eles pensam sobre mais estradas e outras rotas que levam à uma política de destruição da natureza e do subsolo, de extração de pedras preciosas e de urânio para usar em suas máquinas de guerra.

Guiado por espíritos

Que insight seu xamanismo traz sobre a luta entre cidade e floresta?

Davi se aproxima da câmera. "Vou explicar sobre Shpiri Xamanico - os espíritos antigos do xamanismo Yanomami.

"Os Shapiri não são espíritos como nas igrejas e religiões dos brancos, mas são os espíritos da floresta e da terra, e são cheios de luz"

"Mas você tem que estudar para conhecer o Shapiri. Precisa passar um mês tomando Yagoana, esperando a medida que o Shapiri se aproxime. Durante esse tempo, você não pode comer ou beber muito, é preciso silêncio absoluto - sem barulhos.

"Então você entra na fase de sonhos, quando isso acontece o Shapiri chega com uma luz muito forte, trazendo com eles uma casa muito alta. E embora o Shapiri sejam pequenos eles têm a força para carregar essa enorme casa como se estivessem flutuando e a casa paira sobre nós, como a lua.

"É assim que aprendemos com espíritos. E tem muitos outros povos que também têm suas tradições xamânicas. Mas você sofre para se tornar um Xamã. É um processo longo e difícil."

"Isso pode soar como um velho clichê"

Para os ouvidos ocidentais falar sobre "Yagoana" e viagens no mundo dos espíritos começou, em muitos sentidos, a ser um velho clichê. Parte de uma narrativa simplista sobre conhecimentos originários que reduz a tradição a trivialidades gravados em quinquilharias nas lojas à beira-mar.

O xamanismo verdadeiro no Reino Unido foi proibido pela Lei de Drogas de 2005, mesma que criminaliza a colheita e ingestão de cogumelos mágicos nativamente britânicos.

Davi, o fato do mundo moderno estar tão profundamente alienado desse modo de experiência xamânica, que você descreve, explica que alguns problemas da nossa sociedade e a natureza coexistam?

"Nossos ancestrais nos dizem que no início do mundo, o início do tempo, os povos não indígenas tomavam Yagoana como nós. Mas eles criaram escolas e esqueceram das suas tradições. Os mais velhos dizem que nosso o seu povo, no passado, se perdeu, mas nos velhos tempos vocês usavam remédios como nós e eles eram importantes para vocês."

"Mas na medida em que vocês perdem suas tradições, você começaram a fazer outros remédios, não baseados nas forças da natureza. Nós Yanomani somos os últimos sobreviventes dos antigos caminhos, morando nas longínquas nascentes do Brasil e tentando explicar aos não indígenas para que eles possam entender melhor o mundo"

O caminho do conhecimento do planeta Terra

"Se você vier à minha aldeia, você começaria a ver o que o xamanismo realmente é. Veria que não é sobre se drogar, é algo completamente diferente"

"Ser um xamã permite que você veja uma linda luz. Através dos espíritos xamânicos você vê o caminho do conhecimento e o caminho do Planeta Terra. Nós mantivemos isso e não queremos perder. Por esse processo nós curamos mulheres, crianças e idosos nas nossas comunidades quando estão doentes"

"E regulamos as forças da natureza. Quando fica muito quente, ou chove muito, ou venta muito, quando as marés enchem, nós xamãs cuidamos disso, tentando manter o equilíbrio para que o universo não caia sobre nossas cabeças. Vocês também tinham este conhecimento no mundo não indígena, mas perderam isso."

https://ninja.oximity.com/article/O-nosso-caminho-é-de-sobreviv-1#.U6bh…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.