VOLTAR

O Governo do Tocantins investe na educação indígena

Portal do Governo/TO - http://www.seduc.to.gov.br
19 de Set de 2013

A Secretaria de Estado da Educação e Cultura - Seduc -, em mais uma ação para beneficiar a comunidade indígena, entregou nesta quarta-feira, 19, kits esportivos para as aldeias da etnia Karajá. A solenidade aconteceu nesta quinta-feira, no hall da Seduc.

O objetivo da ação é combater o alto índice de suicídio e de consumo de álcool nestas aldeias, além de estimular a prática de esportes. Na oportunidade o Secretário de Educação e Cultura, professor Danilo de Melo Souza, enfatizou "A prática esportiva vai dar uma dinâmica nova à vida das comunidades indígenas e deve ser um elemento de integração".

Segundo o presidente do Conselho Estadual Indígena, Manoel Karajá "Vamos ocupar o tempo daqueles jovens que estão envolvidos com o álcool e melhorar a sua saúde. O esporte vai combater o alcoolismo e o suicídio".

Os kits esportivos contêm redes, troféus, medalhas, jogos de uniforme, bolas de futebol e de voleibol, coletes, mesas de tênis completa, dentre outros itens.

Dez aldeias Karajás, 2.937 indígenas serão beneficiados com a iniciativa. O representante da aldeia Fontoura, José Haní Karajá, agradeceu a secretaria. "Nos sentimos valorizados com estes materiais esportivos", destacou.

Educação Indígena no Tocantins

O Governo do Tocantins investe em educação de qualidade, nesta gestão foram inauguradas 19 escolas indígenas, algumas substituindo unidades de tábua, sem estrutura adequada para a prática escolar. Já foram investidos mais de 4 milhões em obras na educação indígena, e ainda em 2013 esse número vai aumentar para 23 unidades escolares indígenas.

http://www.seduc.to.gov.br/seduc/index.php/89-materias/1700-o-governo-d…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.