VOLTAR

O aviso dos caiapós

VEJA (São Paulo - SP)
01 de Mar de 1989

O 1 Encontro dos Povos Indígenas do Xingu, realizado na semana passada em Altamira, a 740 km de Belém, reuniu ecologistas do mundo inteiro, cerca de 300 jornalistas do Brasil e do exterior, cerca de 600 índios kayapó e outros povos indígenas. O mote do encontro foi a polêmica construção da usina hidrelétrica de Kararaô - cujo nome foi alterado para "Belo Monte" - pela empresa Eletronorte, prevista para ser construída na volta grande do rio Xingu, entre as cidades de Altamira e Belo Monte.
Entre facas afiadas, índios protestando com festa contra a hidrelétrica e fazendeiros da UDR protestando a favor, o que brotou com força em Altamira foi o esforço internacional para proteger a Amazônia.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.