VOLTAR

No Nordeste, Lula promete acabar com as obras inacabadas no Brasil

O Globo, O País, p. 4
19 de Mar de 2004

No Nordeste, Lula promete acabar com as obras inacabadas no Brasil

Letícia Lins

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem ser preciso que o Brasil deixe de ser o país das obras inacabadas e anunciou que vai se reunir com seus ministros para estudar meios de concluí-las.

- Quero tentar acabar com essa história de o Brasil ser o paraíso das obras inacabadas. Amanhã (hoje) vou me reunir com vários ministérios para discutir como desobstruir as coisas emperradas, seja no Ministério do Meio Ambiente, no Ibama ou no Tribunal de Contas da União - afirmou Lula.

O presidente voltou a prometer a execução de três obras que são velhas reivindicações do Nordeste: a primeira etapa da transposição do Rio São Francisco, a duplicação da BR-101 (uma das mais importantes da rede rodoviária federal na região) e a Transnordestina (linha férrea que integraria o Nordeste) :

- A coisa mais fácil é um político começar uma obra. Faz projeto, contrata consultoria. Vai lá, lança pedra fundamental. Se lançassem só a pedra fundamental era menos mal porque gastava menos dinheiro. O duro é que começam as obras sabendo que vão parar.

Convênio destinaR$ 5 milhões para pesquisa

A disposição de retomar as obras foi anunciada por Lula na solenidade de assinatura de convênio com o Ministério da Ciência e Tecnologia, que destinou R$ 5 milhões para estímulo à pesquisa científica. Foram beneficiadas as áreas de imunopatologia, geociências, irradiação gama, automação mecânica e materiais avançados.

Após a assinatura do convênio, Lula inaugurou o Conjunto Habitacional da Torre, um grupo de dez edifícios destinados a famílias que viviam em palafitas. Lula não fez discurso, mas abraçou populares.

A iniciar ou retomar

Transposição do Rio São Francisco

Ferrovia Transnordestina

Duplicação da BR-101 (Nordeste)

Duplicação da BR-116 (Ceará)

Construção da BR-163 (Cuiabá-Santarém)

Construção de cinco linhas de transmissão

Hidrelétrica do Rio Madeira

Hidrelétrica de Belo Monte

Barragem do Castanhão

Adutora de Jucazinho

Adutora Sertão

Platô de Guadalupe

Construção do terminal 3 de Guarulhos

Ampliação do Aeroporto Santos Dumont

Reforma dos aeroportos de Florianópolis, Goiânia, Vitória, Macapá e João Pessoa

Urbanização de favelas

O Globo, 19/03/2004, O País, p. 4

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.