VOLTAR

Níveis alarmantes de mercúrio entre povos indígenas

Fátima Missionária- http://www.fatimamissionaria.pt
24 de Mar de 2016

A revelação foi feita pelo porta-voz dos índios yanomami, Davi Kopenawa, durante um encontro com a relatora especial das Nações Unidas para os Direitos dos Povos Indígenas. Segundo um estudo feito a partir de amostras de cabelo de indígenas pertencentes a 19 comunidades yanomami e yekuana, mais de 90 por cento dos examinados acusaram níveis alarmantes de mercúrio.

A contaminação é atribuída aos exploradores de ouro ilegais que operam em território yanomami, na selva amazónica, e que libertam o químico utilizado na extração do metal precioso para os rios. O mercúrio entra depois na cadeia alimentar através da água consumida pelos indígenas, ou dos peixes que constituem uma parte fundamental da sua dieta.

«Estamos preocupados com os resultados desta investigação. A contaminação afeta as plantas, os animais e as gerações futuras», afirmou, por sua vez, o líder dos yekuana, Reinaldo Rocha. Além destas tribos, há outras na selva amazónica atingidas pela contaminação de mercúrio, como é o caso do povo nahua, do Peru, tal como foi denunciado recentemente pela plataforma de apoio aos povos indígenas Survival Internacional.

Numa carta enviada à Presidente do Brasil, a Associação Yanomami Hutukara lamenta que num momento «em que o Brasil e o mundo se concentram em procurar soluções para proteger o clima, a água, as florestas e os seus povos», o governo brasileiro continue a favorecer «projetos que podem levar à destruição da natureza dentro da terra indígena yanomami.

http://www.fatimamissionaria.pt/artigo.php?cod=34216&sec=8

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.