VOLTAR

Naturatins e ONG desenvolvem sistema de gestão para unidades de conservação

Naturantins - http://naturatins.to.gov.br
Autor: Fábio Souza
10 de Dez de 2009

O Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins junto com a ONG ambientalista TNC - The Nature Conservancy está elaborando um Sistema informatizado de Gestão de Unidades de Conservação. Na manhã desta quinta-feira, 10, na sede do órgão, técnicos especialistas das duas instituições se reuniram para avançar no desenvolvimento do sistema.

No período da manhã foi discutido pelos técnicos um conceito sobre planejamento financeiro do sistema, que será incorporado ao banco de dados, integrado ao site do órgão. À tarde os técnicos avaliaram a estrutura hard e software do Naturatins para hospedagem do banco avaliando as necessidades de adequação.

Ainda durante o encontro, a equipe se reuniu com técnicos do Itertins - Instituto de Terras do Estado do Tocantins para realizar um levantamento e pactuar os requisitos para regularização fundiária das UC's.

Seguindo com as atividades na sexta-feira, 11, os técnicos da TNC irão realizar um treinamento para alimentar o banco de dados e discutir quais serão os próximos passos para realizar o lançamento oficial do sistema, que está previsto para fevereiro de 2010.

Participaram das discussões o técnico responsável pelo acompanhamento da TNC no Tocantins, Henrique Garcia, os consultores contratados pela ONG, Marcos Rosa e João Bosco, o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Antônio Santiago, os gerentes do PEC - Parque Estadual do Cantão, Warley Rodrigues e da APA do Lajeado, Leonardo Azevedo, além da equipe da coordenadoria de Áreas Protegidas, diretoria de Planejamento, coordenadoria de Orçamento e Finanças e coordenadoria de Tecnologia da Informação do Naturatins.

Sistema

Em formato on-line, o sistema será um canal direto e transparente com o público em geral interessado em conhecer as riquezas naturais que o Tocantins, o sistema visa proporcionar mais agilidade nos processos de planejamento e licenciamentos ambiental, proteção, pesquisa e implementação do plano de manejo nas UCs'. O primeiro encontro para o desenvolvimento da ferramenta aconteceu em junho deste ano na sede do Naturatins.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.