VOLTAR

"Mutirão das Águas" promove conservação de recursos hídricos do gasoduto Coari-Manaus

Portal Amazônia - http://portalamazonia.globo.com
17 de Set de 2008

O Projeto Mutirão das Águas está promovendo a conservação e o uso sustentável dos recursos hídricos na região do entorno da obra do gasoduto Coari-Manaus, no município de Coari (370 quilômetros da capital). O Mutirão das Águas tem como um dos focos de ação a criação e manutenção de Unidades de Conservação, beneficiando com capacitações e mobilizações voltadas a organização social e produtiva e com treinamento em educação ambiental mais de 2 mil pessoas, distribuídas em comunidades do Lago do Mamiá e Lago do Piranha, respectivamente.

Em Coari, o Projeto - que faz parte do Programa Petrobras Ambiental - caminha, juntamente com a Associação de Agroextrativistas do município para a criação de uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável do Lago do Mamiá. E em Manacapuru, o Projeto desenvolve oficinas de capacitação em Organização Comunitária e Gestão dos Recursos Hídricos voltados ao fortalecimento da gestão da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Piranha.

Dentro da atuação do Mutirão das Águas foram desenvolvidas, ao longo do primeiro ano de atividades do projeto, a sensibilização e mobilização voltadas para gestão dos recursos hídricos e organização social de mais de 2 mil pessoas, somando os dois municípios de abrangência do Mutirão.

- Nosso objetivo é transmitir à comunidade o aprendizado para que possa garantir a sustentabilidade não só para a geração atual, mas também para gerações futuras. Passo a passo, o Projeto vai ajudar na melhoria da qualidade de vida dessas comunidades-, afirmou o presidente do CNS e gerente do Projeto, Manoel Cunha.

De acordo com o Manoel Cunha, o projeto está voltado totalmente às populações tradicionais amazonenses. "Nossa meta é colaborar e apoiar a criação e gestão de unidades de conservação de uso sustentável junto a estas comunidades para que elas tenham força institucional para chegarem ao desenvolvimento sustentável. E o caminho encontrado para isso é a boa gestão dos recursos hídricos, fonte principal de produção e sustento destas áreas que o projeto atua", destacou Manoel.

O coordenador pedagógico do Projeto e presidente do GTA, Adilson Vieira, informou que o consórcio se valeu de experiências em outros projetos para desenvolver as ações do Projeto Mutirão das Águas. "O Projeto é uma troca de experiências entre comunitários e técnicos. Muito se fala sobre desenvolvimento sustentável, mas pouca gente fala sobre capacitar ribeirinhos para o desenvolvimento sustentável. Só colocamos em prática o que deu certo. Reunimos comunitários, os capacitamos e os transformamos em multiplicadores", disse.

Centro de Treinamento

Nos próximos dois meses as comunidades do Lago do Mamiá, em Coari, já terão acesso ao primeiro benefício físico do Projeto Mutirão das Águas. Um Centro de Treinamento construído com verba do Mutirão - por meio do Programa Petrobras Ambiental - está em fase de conclusão. Este centro abrigará as ações do projeto nas comunidades do lago e será o ponto de difusão do conhecimento e treinamento voltado para o desenvolvimento sustentável dos moradores do Mamiá.

O Centro de Treinamento do Mamiá terá um infra-estrutura de 9 microcomputadores; Antena V-SAT e Treinamento em microinformática e atenderá 17 comunidades em Coari, englobando 143 núcleos familiares distribuídas em uma área de 250 mil hectares.

Mais sobre o Multirão

O objetivo do Projeto Mutirão das Águas é promover a conservação e uso sustentável dos recursos hídricos na área de influência do gasoduto Coari-Manaus, prioritariamente nos municípios de Coari e Manacapuru, por meio do apoio à organização social e produtiva de comunidades ribeirinhas, com foco no incentivo à criação de unidade de conservação de uso sustentável e ações voltadas para a educação ambiental.

As linhas de ação do Projeto são: Implementação da gestão integrada dos recursos hídricos, desenvolvida por meio de arranjos institucionais locais, diagnóstico participativo e situacional; estruturação e organização social e comunicação. Além disso, estão previstas ainda as linhas de ação de promoção e prática de uso racional dos recursos hídricos e a integridade ambiental dos corpos hídricos nas áreas de influência do gasoduto.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.