VOLTAR

Mudança climática pode aumentar problema da escassez de água

O Globo, Ciência, p. 34
23 de Mar de 2007

Mudança climática pode aumentar problema da escassez de água
ONU apoiará estudos sobre impacto nas reservas hidrográficas do país

Carlos Albuquerque

As mudanças climáticas em curso no planeta tendem a exacerbar ainda mais um problema já considerado extremamente grave: a escassez de água. Nem mesmo o Brasil, o país que tem a maior reserva de água doce do mundo, está livre do problema, segundo especialistas reunidos ontem, no Dia Mundial da Água, em Foz do Iguaçu, para dar início a uma campanha nacional apoiada pelas Nações Unidas chamada SOS H2O - Cada Gota Conta.

- Daqui a duas décadas, cerca de três bilhões de pessoas no mundo poderão sofrer com a falta de água crônica - alertou José Tubino, representante da ONU, ressaltando a necessidade de mobilização de todos os setores da sociedade. - A Terra tem água em abundância, mas ela é muito escassa quando se trata do consumo humano. E as mudanças climáticas vão agravar essa situação. Queremos apoiar estudos sobre esse impacto no Brasil.

Reduzir poluição das águas é um dos objetivos
Entre os objetivos da campanha, está a redução da poluição e dos efeitos causados pela falta de saneamento básico. O evento marcou a assinatura da Carta de Princípios Cooperativos pela Água para o uso racional da água. Foi firmado também um contrato entre a Itaipu Binacional e a Fundação Roberto Marinho para a implantação de um curso de formação de gestores sobre o uso da água.

- O Brasil tem 12 % da água doce do planeta, mas 70% dela estão na Bacia Amazônica, onde reside apenas 4% da população do país - disse João Bosco Senra, da Secretaria Nacional de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente.

Durante o evento, foi ressaltada a distribuição desigual da água. A desigualdade do acesso afeta tanto o semi-árido nordestino quanto cidades grandes, como São Paulo.

- Em diversos lugares do Brasil, a situação é crítica. São Paulo é um deles. Cidades das regiões costeiras também têm problemas - disse Senra.

O Globo, 23/03/2007, Ciência, p. 34

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.