VOLTAR

MT desmata 8% da floresta durante agosto

Diário de Cuiabá - http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=357823
15 de Out de 2009

Mato Grosso foi responsável por 8% do desmate de 273 quilômetros quadrados registrado na Amazônia Legal ao longo do último mês de agosto. Ele fica distante 68 pontos percentuais do primeiro lugar na devastação, no período, o estado do Pará, que desmatou 76% da área.

Quem aponta é o boletim Transparência Florestal, elaborado com base no Sistema de Alerta do Desmatamento (SAD).

Entretanto, se comparada à evolução do desmatamento, calculada a partir dos dados do mesmo mês do ano passado, Mato Grosso figura como líder no ranking de devastação. A evolução é de 267%, por conta do aumento de seis para 23 quilômetros quadrados.

O Pará vem em segundo lugar, com 244% de variação no mesmo período, o que significa que passou de 61 para 208 quilômetros quadrados.

O Pará assumiu a liderança em relação a agosto de 2009 por conta da concentração de desmatamento no trecho da BR-163, que vai da fronteira com o Mato Grosso até Itaituba, além da área de influência da rodovia Transamazônica entre os municípios de Marabá e Uruará. Em São Félix do Xingu, a situação também se agravou, segundo o relatório.

No caso das Terras Indígenas, foram detectados 25 quilômetros quadrados devastados em agosto de 2009. A Maraiwatsede, localizada nos municípios de São Félix do Araguaia e Alto da Boa Vista, aparece em segundo lugar, com seis quilômetros quadrados desmatados, atrás apenas da Apyterewa (PA), que tem 10 quilômetros quadrados de destruição.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.