VOLTAR

MPMS participa do evento "Justiça Federal Itinerante em Aldeias Indígenas de Aquidauana"

mpms - https://www.mpms.mp.br
Autor: Ana Carolina Vasques
13 de Set de 2023

13/09/2023

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Promotor de Justiça e Coordenador Adjunto do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (NUPIER), Douglas Silva Teixeira, e da Promotora de Justiça Angélica de Andrade Arruda, participou do evento promovido pela Justiça Federal que levou às comunidades indígenas de Aquidauana atendimento judicial e serviços governamentais gratuitos.

O Juizado Especial Federal (JEF) Itinerante Indígena tem como objetivo garantir o acesso à Justiça em locais distantes dos fóruns, promovendo direitos de cidadania às populações locais, benefícios previdenciários e assistenciais.

A ação iniciou na segunda-feira (11/9), na Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Pascoal Leite Dias, Aldeia Limão Verde, e seguirá para a Aldeia Bananal na quinta-feira (13/9), com atendimentos até 15 de setembro.

A Coordenadora dos Juizados Especiais Federais (JEFs) da 3ª Região, Desembargadora Federal Daldice Santana, representando a Presidência do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), destacou a importância do trabalho colaborativo entre as instituições para a concretização do pleno exercício dos direitos. "A ideia desta ação é eliminar os obstáculos que dificultam o acesso à Justiça para as pessoas que vivem em comunidades distantes. É um dever, uma missão do Tribunal oferecer este serviço."

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista Assecom MPMS, com informações da Assessoria de Comunicação Social do TRF3

https://www.mpms.mp.br/noticias/2023/09/mpms-participa-do-evento-justia…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.