VOLTAR

MPF/MG: Vídeo sobre o povo Krenak será lançado em evento que discutirá tragédia em Mariana

MPF- http://www.mpf.mp.br
04 de Nov de 2016

Será exibida hoje (4), às 14h, a videorreportagem sobre o povo Krenak, que narra as graves violações aos direitos humanos por eles sofridas durante a ditadura militar, até alcançar o modo como esta etnia foi profundamente atingida pelo desastre do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana. A exibição ocorrerá durante o seminário "Balanço de 1 ano do rompimento da barragem de Fundão". O evento, que acontece nos dias 4 e 5 de novembro, no centro de convenções em Ouro Preto/MG, é organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Socioambientais (GEPSA), da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

A videorreportagem foi realizada pelo Instituto Itaú Cultural, a partir de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em 2015, com a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão em Minas Gerais (PRDC), órgão do Ministério Público Federal (MPF). O acordo celebrado também previa a realização de um colóquio sobre as graves violações aos direitos dos povos indígenas, que foi realizado nos dias 18 e 19 de novembro de 2015, além de um documentário e da realização de quatro oficinas em terras indígenas em Minas Gerais.

Participarão do seminário em Ouro Preto, a liderança indígena Douglas Krenak, a procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat, o procurador regional dos Direitos do Cidadão em Minas Gerais, Edmundo Antônio Dias e a professora do GEPSA/UFOP, Tatiana Ribeiro.

Deborah Duprat e Edmundo Antônio Dias também participarão, pela manhã, do encontro "Um ano de lama, um ano de luta", promovido pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) , na mesa de discussão "A violação dos Direitos Humanos das populações atingidas por Barragens e os desafios atuais", que acontecerá às 8h30 em Mariana/MG. No dia 05, quando se completa um ano do desastre, Duprat também participará de mesa do evento da UFOP sobre as perspectivas após um ano do rompimento da barragem.

O PRDC Edmundo Dias também participou, no último dia 1 de novembro, de audiência pública promovida, em Governador Valadares, pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, à qual estiveram presentes integrantes do MAB que realizam a marcha do Espírito Santo a Mariana/MG, que tratou do desastre do rompimento da barragem de Fundão.

Belo Horizonte

No dia 7 de novembro, segunda-feira, às 14h, em Belo Horizonte, acontecerá a solenidade "Um ano de contaminação do Rio Doce & um século de luta Krenak", onde também ocorrerá a exibição da videorreportagem produzida pelo Instituto Itaú Cultural. O evento é promovido pela Clínica de Direitos Humanos da UFMG (CdH), em parceria com o Programa Participa UFMG - Mariana/Rio Doce e será realizado no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Participarão da solenidade, além do PRDC Edmundo Dias, representantes dos Krenak e membros da Comissão Estadual da Verdade do Estado de Minas Gerais (Covemg).

Já no dia 8 de novembro, terça-feira, às 17h, ocorrerá a exibição de outro minidocumentário, intitulado "Guerra sem fim: Resistência e Luta do Povo Krenak", no 3o andar da Faculdade de Direito da UFMG. A exibição acontecerá em um ato promovido pelas professora Letícia Aleixo integrante da (CdH).

Esse outro filme traz depoimentos de membros da etnia e de especialistas, colhidos, em trabalho coletivo, por procuradores e servidores do MPF, do Grupo de Trabalho Povos Indígenas e Regime Militar, da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF e da PRDC/MG, que estiveram nas terras indígenas Krenak e Maxacali. A ideia de reunir esse material no minidocumentário "Guerra sem fim" partiu da procuradora regional da República da 3ª Região, Inês Virgínia Prado Soares, que integra o Grupo de Trabalho da 6ª Câmara.

Serviço

Evento: Seminário "Balanço de 1 ano do rompimento da barragem de Fundão"
Data: 4 e 5 de novembro
Horário: 14h
Local: Centro de Convenções em Ouro Preto/MG
Endereço: Rua Diogo Vasconcelos, 328 - Pilar - Ouro Preto/MG

Evento: Solenidade - "Um ano de contaminação do Rio Doce & um século de luta Krenak"
Data: 7 de novembro
Horário: 14h
Local: Auditório da Reitoria da UFMG
Endereço: Av. Antônio Carlos, 6.627 - Belo Horizonte

Evento: Minidocumentário "Guerra sem fim: Resistência e Luta do Povo Krenak"
Data: 8 de novembro
Horário: 17h
Local: 3o andar Faculdade de Direito da UFMG
Endereço: Avenida João Pinheiro, 100 - Centro - Belo Horizonte

http://www.mpf.mp.br/mg/sala-de-imprensa/noticias-mg/mpf-mg-video-sobre…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.