VOLTAR

MPF reúne-se com donos de terrenos desapropriados para a regularização de área quilombola

MPF/SC - http://www2.prsc.mpf.mp.br
25 de Out de 2013

Procuradoria vai intermediar processo de reassentamento

O Ministério Público Federal, através da Procuradora da República Analúcia Hartmann, reuniu-se, no início de outubro na Procuradoria da República em Joaçaba com agricultores integrantes da Associação dos Legítimos Proprietários da Fazenda São João, para discutir os processos de desapropriação e indenizações referentes à área de regularização fundiária do quilombo Invernada dos Negros, em Campos Novos.

Na reunião, foi alegado pelos colonos que a proposta feita pelo INCRA de realocação em assentamentos agrários não é de interesse dos desapropriados, que sugeriram a negociação através de cartas de crédito do Banco da Terra. Segundo eles, as condições para escolha do imóvel e pagamento pela linha de financiamento são mais favoráveis. A falta de registro de alguns terrenos e os prejuízos trazidos com a demora no processo de desapropriação também foram discutidos na ocasião. Segundo os agricultores, 20% da área da comunidade ainda não foi avaliada pelo INCRA e a indefinição impossibilita os titulares de investir nas terras.

A assessoria da PRM de Joaçaba informou estarem já ajuizadas várias ações de desapropriação, o que agilizará os procedimentos. Sobre essas ações, foi solicitada a designação especial para atuação ao procurador-chefe da PRSC, Marcelo da Mota.

Ao fim da reunião, a procuradora da República Analucia Hartmann informou que a procuradoria providenciaria o levantamento no INCRA sobre a situação de cada propriedade e agricultor atingido, com o número total de áreas já indenizadas, as quais já foram avaliadas, quais valores foram fixados para cada uma das posses e com o cronograma para finalização do processo. Também ficou definida a elaboração de uma tabela com a situação jurídica de cada colono e informações sobre o total da área já colocada à disposição da comunidade quilombola. A procuradoria também deverá marcar reunião com o Superintendente do INCRA no Estado para fixação de prazos e acordar com a vara federal uma data para audiência de tentativa de conciliação.

O trabalho está sendo coordenado na PRM de Joaçaba pelo analista Maurício Eing, contando com o apoio de todos os servidores locais

http://www2.prsc.mpf.mp.br/conteudo/servicos/noticias-ascom/ultimas-not…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.