VOLTAR

Mozarildo condena tentativa da Funai de demarcar área indígena

Folha BV- http://www.folhabv.com.br
02 de Dez de 2014

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB) usou a tribuna do Senado para condenar a tentativa da Fundação Nacional do Índio (Funai) de demarcar área indígena para a tribo Pirititi, no Município de Rorainópolis, sul de Roraima.

O parlamentar afirmou que a retirada de produtores rurais dessa região prejudicará agricultores e a economia do Estado. Ele questionou a legalidade da demarcação e citou denúncias de que funcionários da fundação estariam mandando trabalhadores deixarem a área sem qualquer respaldo judicial.

O senador leu no Plenário, ontem, dia 1o, a resposta dada pela Funai ao caso. A fundação informou que os indígenas que estão na área são isolados e ressalta que "todos os atos produzidos em terras indígenas são considerados nulos quando se identifica uma comunidade isolada". A Funai acrescentou que, mesmo que os produtores rurais tenham documentos, não podem permanecer na área, sendo depois indenizados pelas benfeitorias construídas.

Mozarildo comparou a situação com a de muitas famílias retiradas da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, que até hoje estão desalojadas. Para o senador, a política indigenista brasileira e a própria Funai precisam ser investigadas. Disse que, se não estivesse em fim de mandato, pediria uma CPI sobre o órgão.

http://www.folhabv.com.br/novo/noticias/view/id/2709/titulo/+Mozarildo+…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.