VOLTAR

Movimento indígena dialoga pauta com SJDHDS

Governo da Bahia- http://www.justicasocial.ba.gov.br
09 de Fev de 2017

Lideranças do Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba) estiveram na Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), nesta quarta-feira (08), para alinhamento junto ao novo titular da pasta, Carlos Martins. Durante o encontro, o secretário sugeriu o levantamento das principais demandas para uma compreensão mais precisa da realidade desse segmento e, assim, estreitar um diálogo permanente entre as etnias indígenas e o governo.

Martins destacou como imprescindível a garantia dos direitos humanos e o desenvolvimento social dos povos indígenas. "A SJDHDS continuará apoiando as demandas do segmento, estreitando o debate indígena e oferecendo apoio técnico para futuras pautas. Devemos aproveitar esse encontro para buscar soluções concretas, que venham garantir políticas públicas para essas comunidades".

Para o movimento indígena, esse diálogo inicial foi relevante para um alinhamento de demandas que venham beneficiar, ainda mais, as etnias indígenas baianas. "É necessário que os gestores públicos tenham sensibilidade com a questão indígena. Porque vivemos em constante conflitos por reintegração de terras, nossos direitos humanos são ignorados e muitas famílias indígenas precisam de um 'olhar' mais humanizado do Estado", explicou o coordenador do Mupoiba, Kãhu Pataxó.

Também participaram da reunião, o coordenador estadual de Políticas para Povos Indígenas, Jerry Matalauê, a superintendente de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos da SJDHDS, Luciana Santos, além dos representantes das comunidades indígenas de Tupinambá, Kiriri, Kaimbé, Pataxó e Pataxó hãhãhãe.

http://www.justicasocial.ba.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.