VOLTAR

Morre quarta crianca vitima de desnutricao em aldeia de MS

OESP, Nacional, p.A7
25 de Fev de 2005

Morre quarta criança vítima de desnutrição em aldeia de MS oão Naves de OliveiraCampo Grande
Com um ano e quatro meses de idade, pesando 1,8 quilo, morreu ontem ao chegar no Hospital da Missão Kaiowá de Dourados, a 220 quilômetros de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, a quarta criança indígena vítima de desnutrição deste ano. Jenifer Duarte, com aparência esquelética, não chegou a ser internada conforme informações da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), que cuida da saúde dos índios no Estado.
Segundo pesquisa da fundação, pelo menos 12% das crianças de 0 a 5 anos de idade que vivem nas aldeias indígenas da região sul do MS passam fome e estão visivelmente desnutridas. A solução é complexa, conforme os pesquisadores, porque envolve uma série de situações diferentes, como por exemplo o problema de cultura étnica. Uma das características dessa cultura é que os índios guarani-kaiowás são potencialmente suicidas, acreditam que morrendo renascem, vivendo melhores dias.
Essa e outras questões que mascaram a verdade sobre a fome entre os kaiowás será apurada por duas CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito). Uma pela Assembléia Legislativa, que foi instalada ontem, e outra pela Câmara Municipal de Dourados, a ser instalada na próxima semana. Os ministérios públicos federal e estadual estão realizando sindicâncias para identificar as causas do problema.

OESP, 25/02/2005, Nacional, p.A7

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.