VOLTAR

Moradores celebram certificado que reconhece oficialmente comunidade quilombola em Joinville

G1 https://g1.globo.com
18 de mai de 2019

A localidade 'Beco do Caminho Curto', em Joinville, no Norte do estado, foi oficialmente reconhecida pela Fundação Cultural Palmares, do Governo Federal, como comunidade quilombola.

O selo garante à localidade uma série de iniciativas, como oficinas de higiene pessoal para crianças e conversas pedagógicas sobre a cultura negra, por exemplo. As ações são coordenadas por professores e alunos de uma universidade da região. Hoje, cerca de 25 famílias vivem no local.

Atualmente, Santa Catarina tem 17 comunidades quilombolas oficialmente reconhecidas pela União. A Fundação Cultural Palmares estima que existam cerca de 40 grupos no estado.

"Nós temos a comprovação de que ele [o quilombo] existe desde a colonização de Joinville. Então, dentro de uma comunidade que é em sua maioria germânica, essa certificação dá a esse grupo a 'ressignificação' dessa história tão marginalizada", diz a assistente técnica pedagógica Alessandra Bernardino.

De acordo com Célio Alexandre, defensor público federal, a certificação ajuda a combater um problema histórico e é um passo importante para garantir o direito de propriedade. Em sua visão, o objetivo é melhorar a infraestrutura da comunidade.

"A questão sanitária é um problema. Algumas crianças ficaram doentes porque água e esgoto não são tratados. A gente considera a questão mais emergencial", afirma.

https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2019/05/18/moradores-cel…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.