VOLTAR

Modelo de desenvolvimento da Amazônia precisa respeitar o meio ambiente, diz Randolfe

Corrêa Neto - http://www.correaneto.com.br
Autor: Gisele Barbieri
29 de Set de 2011

"É preciso pensar um desenvolvimento que privilegie investimentos no capital natural, porém respeitando as potencialidades da região e preservando a nossa biodiversidade". Esse foi o foco da fala do Senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), durante sua palestra na mesa de abertura do Seminário "Oportunidades de Negócios e Investimentos na Amazônia, que será realizado durante toda esta quinta-feira (29), no Hotel Sofitel no Rio de Janeiro.

Randolfe abordou os desafios dos estados da Amazônia para o desenvolvimento dessa região que abriga 25 milhões de pessoas, além de ter potencialidades que podem ser aproveitadas, desde que se respeite sua diversidade. "Não somos somente reduto de biodiversidade e florestas, na Amazônia existem pessoas que querem construir um modelo de desenErro! O nome de arquivo não foi especificado.volvimento respeitando essa diversidade. Esse é o modelo que a amazônia busca."lembrou o senador Randolfe.

Para concretizar esse desenvolvimento, Randolfe destacou que a região precisa solucionar alguns impasses. O senador ressaltou alguns deles, que também são projetos prioritários de seu mandato. A implementação da Banda Larga e uma nova partilha para o Fundo de Participação dos Estados (FPE). Além da sua preocupação com a preservação no estado, lutando para que o projeto do código florestal que sairá do senado, não represente um retrocesso da atual lei ambiental.

Um dos objetivos do Seminário é identificar os caminhos para atrair investimentos e negócios para os estados da Amazônia. Para o presidente da Câmara de Comércio França -Brasil, François Dossa, o seminário não pretende esgotar o tema,mas abrir portas para o empresariado que quer conhecer seriamente as oportunidades da Amazônia.

Já o embaixador da França no Brasil Yves Saint Geours disse que os dois países necessitam compartilhar experiências para construir uma nova governança mundial voltada para o meio ambiente. O govenador do Amapá, Camilo Capiberibe também participou de uma mesa de debates junto com os governadores do Acre, Tião Viana e de Rondônia, Confúcio Moura.

http://www.correaneto.com.br/site/?p=14911

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.