VOLTAR

MMA debate clima com estados da Amazônia

MMA - http://www.mma.gov.br
Autor: Leticia Verdi
12 de Ago de 2016

Captação de recursos para minimizar a emissão de gases de efeito estufa esteve na pauta do encontro com secretários do bioma.

O Fórum dos Secretários dos Estados da Amazônia Legal, realizado em Brasília nos dias 11 e 12 de agosto, contou com a participação do secretário de Mudança do Clima e Qualidade Ambiental (SMCQ) do Ministério do Meio Ambiente, Everton Lucero. Em encontro denominado Oficina de Intercâmbio de Alto Nível sobre Política de Mudança do Clima Pós COP de Paris, o secretário representou o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, e respondeu a questionamentos sobre o tema.

Lucero destacou a orientação da gestão Sarney Filho de ampliar os canais de diálogo com todos os entes federativos, "em busca de soluções conjuntas que resultem em políticas de alcance nacional". "Esta reunião é uma demonstração disto", ressaltou.

Entre os assuntos tratados na reunião, destacaram-se a captação de recursos pelos estados para minimizar a emissão de gases de efeito estufa e o sistema de governança para realizar os projetos.

Segundo Everton Lucero, a pauta climática não pode ser dissociada da pauta econômica, no sentido de criar ativos ambientais que permitam atingir as metas. "As metas brasileiras apresentadas em Paris abrangem todo o conjunto da economia, em especial a agropecuária, energia e setores do uso da terra e das florestas, sem descartar os outros setores", afirmou. "O Acordo de Paris deve ser encarado como uma oportunidade para que nós tomemos um rumo de desenvolvimento de fato sustentável, de baixo carbono", enfatizou.

Estavam presentes representantes dos estados do Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Tocantins e Pará.

http://www.mma.gov.br/index.php/comunicacao/agencia-informma?view=blog&…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.