VOLTAR

Miss Brasil Mundo e Amigos da Terra lançam homenagem internacional a Chico Mendes

Amigos da Terra - www.amazonia.org.br
24 de Out de 2008

A Miss Brasil Mundo 2008 Tamara Almeida e Amigos da Terra - Amazônia Brasileira lançaram ontem, em Xapuri (AC), uma iniciativa internacional para homenagear o líder seringueiro Chico Mendes no vigésimo aniversário de seu assassinato, em dezembro de 1988.

Tamara Almeida disputará em dezembro, em Johannesburgo, o título de Miss Mundo, representando o Brasil num evento pelo qual é previsto uma audiência global de quase 2 bilhões de pessoas. A imagem do Brasil será neste caso representada pelo legado de Chico Mendes, com um vídeo de 10 minutos e uma série de outras iniciativas que serão anunciadas mais adiante.

O diretor da entidade, Roberto Smeraldi, esteve com a miss nesses últimos dias no Acre. Os dois prestaram uma homenagem pública na casa do líder assassinato, junto com seu primo, e um de seus principais companheiros de luta, Raimundo Mendes de Barros. Tamara visitou diversos projetos de uso sustentável da floresta e comentou: "no concurso de Miss Mundo agora não se premia apenas a beleza e sim o conjunto da pessoa, dando também muita importância ao engajamento social e à capacidade de transmitir recados importantes; é por isso que quero mostrar que há brasileiros engajados na luta pela floresta, uma imagem diferente do país do que sempre passa lá fora. Para tanto realizei esta parceria com Amigos da Terra".

Em reunião com o governador Binho Marques, no palácio em Rio Branco, Smeraldi tratou de parcerias estratégicas com o governo da floresta (como é apelidado o governo estadual acreano) e da preparação da discussão sobre florestas na convenção de clima, além que do pacto que as principais entidades socioambientais propõem para pagamento de serviços ambientais e o desmatamento zero. O governador agradeceu a entidade pelas diversas parcerias com o governo do Estado e expôs os principais planos para favorecer a economia florestal e combater o desmatamento

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.