VOLTAR

Ministro promete 1º leilão para outubro

OESP, Economia, p. B6
10 de Jul de 2007

Ministro promete 1o leilão para outubro
Edital para Usina de Santo Antônio vai para discussão pública em agosto

Leonardo Goy

O ministro interino de Minas e Energia, Nelson Hubner, disse ontem que o leilão do projeto da Hidrelétrica de Santo Antonio, no Rio Madeira, deverá ocorrer em 'em meados de outubro'. A licença prévia para essa usina foi emitida ontem pelo Ibama, assim como a de Jirau, que, segundo o ministro, deverá ir a leilão no início de 2007.

Hubner disse que o edital para a de Santo Antonio deverá ser submetido a uma audiência pública no início de agosto. Ele esclareceu que as duas usinas serão leiloadas separadamente.

Segundo o ministro, apesar da demora na emissão da licença, o governo mantém a expectativa de que a primeira turbina de Santo Antonio comece a funcionar em meados de 2012. A partir daí, disse Hubner, a usina deverá levar de dois a três anos, no mínimo, para atingir a potência máxima. Santo Antonio está projetada para produzir 3.150 Megawatts (MWs) e Jirau, 3.300 MW.

Hubner afirmou que as 33 condicionantes impostas pelo Ibama para liberar a licença ambiental prévia 'nem aumentam o custo nem inviabilizam os empreendimentos'. O ministro interino disse que o governo quer fazer do complexo do Madeira 'um projeto modelo' do ponto de vista ambiental.

A uma pergunta sobre a possibilidade, anunciada por ele, de as estatais do sistema Eletrobrás não mais participarem do leilão das usinas do Madeira, mas ficarem à disposição do vencedor para uma sociedade, Hubner limitou-se a dizer que isso foi uma sugestão.

O ministro disse que não vê risco de apagão para os próximos anos. 'A situação, agora, é bem diferente da do fim dos anos 90 e começo dos anos 2000. Antes, o Brasil havia abandonado o planejamento do setor', disse ele.

Sobre a possibilidade de o ex-ministro Silas Rondeau voltar ao Ministério de Minas e Energia, Hubner disse que tem uma boa relação com o ex-ministro e, se ele voltar, será bem recebido.

Hubner rebateu as críticas de que a sua interinidade no ministério estaria atrapalhando a tomada de decisões. Ele lembrou que, nesse período de interinidade, duas importantes questões foram resolvidas: saiu a licença do Madeira e o governo decidiu retomar as obras da usina nuclear de Angra 3.

O senador Aloizio Mercadante (PT-SP), presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE), comemorou a emissão da licença do Madeira, mas ressaltou que as usinas, que só começarão a produzir em 2012, não ajudam a minimizar os riscos de faltar energia entre 2009 e 2011 - período que os analistas do setor consideram o mais crítico.

OESP, 10/07/2007, Economia, p. B6

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.