VOLTAR

Ministro destaca necessidade de manter projetos para índios em Altamira

Destak jornal https://www.destakjornal.com.br/
11 de mar de 2019

O general Santos Cruz, ministro da Secretaria de Governo, esteve em Altamira (PA) nesta segunda-feira (11), para averiguar as condicionantes voltadas para a comunidade indígena para a implementação da obra da Hidrelétrica de Belo Monte em Altamira (PA), realizada pela empresa Norte Energia. A visita foi acompanhada de comitiva do governo federal que inclui o presidente da Funai, Franklimberg de Freitas.

Em coletiva, o ministro foi questionado se houve conclusão sobre o cumprimento das condicionantes por parte da empresa, mas não sinalizou desfecho. Afirmou que há "ponderações" tanto por parte da Prefeitura quanto de comunidades na região e exemplificou serviços básicos.

"Quando se constrói escolas, tem que haver continuidade - contratações de professores, material escolar. [...] Da mesma forma, o posto de saúde. Se você faz o posto de saúde, depois tem que mobiliar tem que ter o pessoal especializado. Tem coisas que vão se estender após a conclusão de Belo Monte. Terão de ter uma continuidade.", afirmou Santos Cruz.

Representando os cerca de 4 mil índios na região, um grupo da comunidade se reuniu com o governo federal em fevereiro para cobrar medidas na região. A visita nesta semana é uma resposta à demanda. Em novembro de 2018, a Justiça Federal em Altamira multou a Norte Energia e a União em R$ 900 mil cada pelo atraso no cumprimento de condicionantes, em especial a reestruturação da Fundação Nacional do Índio (Funai) na região.

O presidente da Funai afirmou que uma das principais medidas realizadas pelo órgão foi o reforço do efetivo de servidores. "com o objetivo de acelerar o processo dessas compensações".

Questionado quais seriam as principais urgências da Funai, o presidente Franklimberg de Freitas afirmou que são amplas. "Como há uma amplitude muito grande, nós, naturalmente, não podemos tipificar qulal será a realizada em primeiro lugar", disse.

https://www.destakjornal.com.br/brasil/pelo-pais/detalhe/ministro-desta…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.