VOLTAR

Ministério reage contra algodão transgênico

FSP, Dinheiro, p. B9
19 de Mar de 2005

Ministério reage contra algodão transgênico

O Ministério do Meio Ambiente anunciou que recorrerá da decisão da CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) de liberar o plantio e a comercialização da variedade Bollgard de algodão transgênico, da multinacional Monsanto. Voto vencido na reunião de anteontem da comissão, o ministério alega que a decisão foi tomada sem avaliação de risco ambiental e com base em estudos científicos de "baixa qualidade".
O ministério classificou a decisão de "no mínimo, apressada", porque ocorreu a menos de uma semana do prazo final para a sanção da Lei de Biossegurança, que vai ampliar a composição da CTNBio e permitir recurso das decisões a um conselho de ministros. O presidente Lula tem até quinta-feira para sancionar a lei.
Para os ambientalistas, o algodão transgênico traz risco de contaminação de espécies nativas da planta.

FSP, 19/03/2005, Dinheiro, p. B9

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.