VOLTAR

Ministério da Saúde inaugura cinco Polos-Base em Alagoas

Universidade Aberta do SUS - http://www.unasus.gov.br
21 de Mai de 2014

Cerca de 4 mil indígenas de Alagoas estão sendo beneficiados com a inauguração de cinco novos Polos-Base de Saúde implantados em municípios da região. O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), investiu cerca de R$ 4,3 milhões na construção das unidades e na compra de equipamentos. Localizados em terras indígenas, os postos dão apoio aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) e às Equipes Multiprofissionais de Saúde Indígena que atuam nas aldeias. Neles são realizados atendimentos médicos em diversas áreas, como saúde da mulher, da criança, do idoso, imunização, saúde mental, saúde bucal e vigilância alimentar e nutricional, entre outras.

O secretário Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Antônio Alves, participou da inauguração das unidades, localizadas nos municípios de Água Branca, Feira Grande, Inhapi, Porto Real do Colégio e São Sebastião. Ele também visitou o Polo-Base Xokó, localizado no município de Porto da Folha (SE), e que atende a aldeia Ilha de São Pedro. O Ministério da Saúde investiu R$ 94 mil na reforma do posto, que vai beneficiar 408 indígenas.

"Nosso grande desafio é garantir que a população indígena tenha acesso a um atendimento em saúde de qualidade. Estamos conseguindo melhorar a vida desses povos por meio do investimento em estruturas, além do trabalho das equipes multiprofissionais de saúde indígena composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, psicólogos e nutricionistas", destaca o secretário.

O DSEI Alagoas/Sergipe atende uma população de 13.098 indígenas situados em 29 aldeias. Os 12 Polos-Base que atendem a região estão distribuídos em dez municípios (nove em Alagoas e um em Sergipe). Sete profissionais do programa Mais Médicos atendem o DSEI e dois deles atuarão em unidades inauguradas esta semana.

Em todo o Brasil, cerca de 640 mil indígenas habitantes de aldeias em terras demarcadas recebem os cuidados da atenção básica do Ministério da Saúde por meio da Sesai. Mais de 15 mil profissionais compõem as equipes multidisciplinares de saúde indígena que visitam periodicamente aldeias em todo o Brasil. Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogos, psicólogos, nutricionistas, agentes indígenas de saúde e agentes indígenas de saneamento são responsáveis pelo atendimento aos indígenas.

http://www.unasus.gov.br/noticia/ministerio-da-saude-inaugura-cinco-pol…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.