VOLTAR

Ministério da Saúde e Unesco publicam material educativo sobre DST/HIV/Aids e hepatites no Vale do Javari

Portal da Saúde - http://portal.saude.gov.br/
23 de Abr de 2012

Profissionais de saúde e povos indígenas do Vale do Javari contam com mais um instrumento na prevenção das DST/HIV/Aids e hepatites virais. É a "Série Educação preventiva para DST/HIV/Aids e hepatites virais entre os povos indígenas do Vale do Javari" que já está disponível para download. O material é resultado de uma parceira entre a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), com o apoio das Secretarias Especial de Saúde Indígena (SESAI) e de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde.

A publicação é um material didático-pedagógico multilíngue e intercultural, que tem como finalidade subsidiar os professores das etnias Marubo, Matis e Mayoruna (Matsés) em ações de prevenção às DST/Aids e hepatites virais. O material disponibiliza aos professores conteúdos para trabalharem com as diferentes faixas etárias, gêneros e escolaridade dos alunos. A Série apoairá também os agentes indígenas de saúde (AIS), praticantes das medicinas tradicionais - pajés, curandeiros e parteiras - e lideranças para mobilização das comunidades no processo de prevenção às DST/Aids e hepatites virais.

Para abordar as especificidades linguísticas, socioculturais e étnicas desses povos, a publicação contempla três volumes: "IsTëai Vana Maruvo"; "TximuBekte Sinanek Onkekin Darawakit Matis"; e "Nënaid Bedenda Quequin Chiaid Nec DST/Aids e hepatites virais Matsés". Cada um dos volumes está estruturado em três partes: a primeira apresenta cada etnia envolvida e os agentes que atuam em educação e saúde nas aldeias. Também traz a perspectiva indígena sobre a origem das doenças e os fatores que os tornam vulneráveis.

A segunda parte aborda os conhecimentos não indígenas sobre as DST/HIV/Aids e hepatites virais, bem como informações sobre formas de prevenção e diferentes tipos de tratamentos. Por fim, a terceira parte propõe uma reflexão sobre as estratégias de prevenção que cada povo pode desenvolver para interromper a cadeia de transmissão, além de informações sobre as ações de prevenção que são de responsabilidade dos serviços públicos de saúde.

O diálogo intercultural entre os saberes e práticas indígenas e os conhecimentos operacionalizados pelos serviços de saúde constituem o eixo que sustenta a publicação. O processo de elaboração do material se deu de forma participativa, contemplando duas oficinas de prevenção às DST/HIV/Aids e hepatites virais, que congregaram professores, agentes indígenas de saúde, pajés, curandeiros, parteiras e lideranças de diferentes povos indígenas da região.

A metodologia empregada nesses eventos foi pautada no diálogo intercultural. Assim, conhecimentos não indígenas sobre as DST/HIV/Aids e hepatites virais dialogaram com os saberes indígenas relativos aos processos de saúde e de doença, de modo a se construir estratégias de prevenção adequadas aos contextos socioculturais do Vale do Javari.

Como os participantes indígenas das oficinas são falantes de diferentes línguas, foi necessário um trabalho de tradução para a elaboração e a produção dos conteúdos deste material. As informações abordadas foram traduzidas para os termos socioculturais com os quais cada povo ali representado opera. No caso Marubo, os participantes decidiram que a tradução para a língua indígena não deveria ser literal, mas sim ser feita na "linguagem dos kechintxovo" (curandeiros), de modo a instrumentalizá-los no trabalho de promoção da saúde e prevenção, no contexto de suas comunidades. Os textos, desenhos e fotografias que compõem a Série foram produzidos sob a orientação dos participantes indígenas.

A publicação, que pode ser baixada aqui http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single view/news/serie_javari_educacao_preventiva_para_dsthivaids_e_hepatites_virais_entre_os_povos_indigenas_do_vale_do_javari_only_in_pdf/ , é uma iniciativa que assegura aos povos indígenas o acesso a informação sobre as formas de prevenção e tratamentos terapêuticos das DST/Aids e hepatites virais, contribuindo para manutenção e integridade física e sociocultural no Vale do Javari.

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=39937

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.